Photoshop: como adicionar bordas diferentes às suas fotos

Um tutorial rápido que ensina você a criar bordas com texturas diferentes para suas fotos utilizando o popular editor de imagens da Adobe.
  • Visualizações56.341 visualizações
Por Daniele Starck em 22 de Setembro de 2010

De forma simplificada, é possível criar bordas variadas para suas imagens, adicionando textura e efeitos. Este tutorial vai ensinar como combinar filtros e camadas para produzir um efeito legal nas fotografias.

Pré-requisitos

Baixe e instale o Adobe Photoshop CS5. Sua versão para testes pode ser utilizada por até 30 dias. Caso você já tenha outra versão do aplicativo instalada no computador, não se preocupe: os comandos e ações são os mesmos.

Clique para baixar

Em seguida, escolha uma imagem em que deseja aplicar a borda. É importante que o objeto fotografado esteja no centro da imagem, pois o tipo de borda que vamos aplicar vai ocupar um espaço considerável da foto.

Foto por Dani Starck

Mãos à obra!

Agora, abra sua imagem no Photoshop. A primeira coisa que deve ser feita é o desbloqueio da camada. No lado direito, uma coluna exibe os layers existentes na imagem. Ao lado da palavra “Background” (Fundo), clique duas vezes sobre o cadeado para desbloquear. Se quiser, pode dar um novo nome para esta camada.

Desbloquear Background

Em seguida, na barra de ferramentas (no lado esquerdo da interface), selecione a opção “Rectangular Marquee Tool” (Ferramenta de marcação retangular).

Ferramenta de seleção retangular.

Com esta ferramenta, selecione uma parte de sua imagem, deixando um pedaço da borda de fora, como na imagem abaixo:

Selecione a imagem.

Para criar uma borda suave, arredondada, clique com o botão direito sobre a imagem e selecione a opção “Feather” (Pena). Quanto maior o número colocado, mais arredondada será a borda da imagem.

Feather    Feather

O próximo passo é fazer um recorte na imagem. Para isso, clique na opção “Add layer mask” (Adicionar camada de máscara), logo abaixo da coluna que exibe as camadas da imagem. O botão é um retângulo com um círculo no meio, como na imagem:

Add mask layer.

Uma nova tela branca aparece ao lado da camada original e o fundo não selecionado fica transparente.

Fundo transparente.

Crie uma nova camada para inserir cor na borda de sua imagem. Selecione a opção “Layer” (Camada), “New” (Nova) e “Layer” novamente – ou utilize o atalho Shift+Ctrl+N.

Nova camada.

Para colorir o novo layer, selecione a cor de fundo e utilize a ferramenta “Paint Bucket Tool” (Ferramenta balde de tinta). A camada aparece sobre a foto. Você percebe, então, o efeito da opção “Feather”, que não só deixa a borda a arredondada, mas também suave e semitransparente.

Para visualizar a borda com a cor de fundo, basta alterar a ordem das camadas no painel, como na imagem abaixo. Para isso, clique e arraste o novo layer para baixo.

Ordem das camadas.

Agora, selecione a camada de máscara feita no primeiro layer, clicando sobre ela. Uma borda deve aparecer, sinalizando que está selecionada.

Layer correto selecionado.

Para adicionar mais efeitos, selecione “Filter” (Filtro), “Brush Strokes” (Pinceladas) e “Acccented Edges” (Bordas acentuadas).

Novo filtro.

Aqui existem várias opções para você aplicar. Para uma borda mais tradicional e suave, você pode utilizar os valores como na imagem abaixo:

Borda suave.

E este é o resultado:

Foto por Dani Starck

No entanto, todas as outras opções do filtro “Brush Strokes” produzem efeitos interessantes, como abaixo, onde utilizamos a função “Crosshatch” (Hachura) e “Sprayed Strokes” (Pinceladas em spray). Veja os resultados e os valores que utilizamos:

Crosshatch

Crosshatch

Sprayed Strokes

Sprayed Strokes

Esta função pode criar várias alternativas diferentes, com fundo branco, transparente, bordas maiores ou menores. Explore todas as opções que o Adobe Photoshop CS5 traz e crie efeitos incríveis para suas imagens!



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!