Photoshop CS5: como aplicar o efeito HDR em suas fotos

1 min de leitura
Imagem de: Photoshop CS5: como aplicar o efeito HDR em suas fotos

High Dynamic Range ou Alto Alcance Dinâmico é o chamado HDR, uma espécie de técnica fotográfica que utiliza exposições diferentes para criar uma imagem quase perfeita.

Quando tiramos uma foto, ela não é capturada pela câmera da maneira como nós estamos vendo. E o HDR tenta buscar isso, ao proporcionar mais contraste e nitidez, mas com intensidade de iluminação. Isso é feito criando uma ponte do nível mais claro da imagem ao mais escuro.

Para criar uma imagem HDR, você precisa de pelo menos três fotos: cada uma com uma exposição diferente. Antes de tirar a foto, você deve ajustar a exposição na câmera digital para -2, depois para 0 e enfim, para +2. Depois de tirar as três fotos diferentes, basta um programa que as junte em HDR, como o Adobe Photoshop CS5.

Pré-requisitos

Como aplicar o efeito HDR com o Photoshop

Depois de preparar as fotos, abra o Adobe Photoshop CS5:

Abra o programa.

Clique em "File" > "Automate" e selecione a opção "Merge to HDR Pro":

Abra a ferramenta.

Procure pelas imagens ao clicar em "Browse":

Adicione os arquivos.

Adicione todas as imagens que você vai usar para o efeito. Quanto mais imagens com exposições diferentes, melhor fica o efeito. Entretanto, você precisa de pelo menos três delas:

Adicione as imagens.

Depois de fazer o carregamento, a janela de aplicação do efeito HDR é aberta:

A imagem é aberta.

Você pode fazer a regulagem da maneira que achar que o efeito fica melhor aplicado. Em "Remove Ghosts" (1) você aplica um filtro que minimize "fantasmas", ocasionados por movimentos ao tirar a foto. Escolha também o modo de cores (2). Em "Radius" e "Strength" (3) você configura a intensidade do efeito.

Regule a imagem.

Detalhes e tonalidades (4) podem ser regulados também, como a exposição que deve ser utilizada, a quantidade de detalhes na imagem, as sombras e a iluminação. E, por fim, é possível definir as cores da imagem (5), deixando-as mais fortes ou apagadas:

Quando terminar, é só clicar em Ok e pronto. A imagem com o efeito aplicado é carregada no Photoshop e você tem três fotos com exposições diferentes combinadas em uma só, com cores vivas e cheia de detalhes:

Efeito aplicado.

...........................................................

Esta é uma das novas funções do Adobe Photoshop CS5, que aprimora cada vez mais as imagens e fotografias, com truques simples e bons resultados. Se você ainda não sabe das surpresas da nova versão do programa, confira o artigo "A mágica do Photoshop CS5". Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.