Conheça os programas do pacote Creative Suite 4 da Adobe

5 min de leitura
Imagem de: Conheça os programas do pacote Creative Suite 4 da Adobe

Em 2008 a Adobe fez um dos lançamentos mais esperados do ano para os usuários dos seus produtos. O pacote Creative Suite 4 ficará conhecido pela revolução nas interfaces dos programas, que passaram a ficar mais enxutas e economizam espaço na tela do usuário. Alguns destes programas como o Photoshop apresentaram mudanças importantes e apresentam muitas novidades. Confira nas descrições abaixo.

Vale lembrar que todos os programas que estão disponíveis para download são versões Trial, ou seja, expiram após 30 dias de uso gratuito. Para fazer o download destes programas, o usuário precisa se cadastrar no site da Adobe (www.adobe.com).

Adobe Photoshop CS4

O editor de imagens mais famoso da internet é um dos best sellers da Adobe e na sua versão CS4 ganhou, além de cara nova, a possibilidade de editar imagens em três dimensões. As novidades do Photoshop não ficam só nisso; o programa também ganhou cinco perfis para diferentes níveis de usuário.

Veja quais são os perfis do Adobe Photoshop:

Essentials: conserva as ferramentas de versões anteriores. Ideal para usuários acostumados às versões mais antigas que não fazem questão de conhecer as novidades do editor de imagens.

Basic: perfeito para os usuários que não querem uma interface abarrotada de ferramentas e preferem ter mais espaço para a edição de imagens.

What’s new in CS4 (O que há de novo no CS4): ao contrário do perfil “Essentials”, este perfil é o sonho de qualquer usuário pronto para desbravar as terras ainda desconhecidas das novas ferramentas do Photoshop CS4. Ele apresentará todas as ferramentas novas do programa.

Painting: voltado aos usuários que preferem fazer trabalhos manuais, este perfil mostra as ferramentas para pintura manual na interface.

Web: usado principalmente pelos webdesigners, este perfil permite o acesso mais simplificado às ferramentas para edição de imagens nos formatos mais utilizados na internet, JPG e PNG.

Adobe InDesign CS4

O programa é um excelente editor de mídias impressas e até mesmo arquivos em PDF. O InDesign CS4  é utilizado para montar flyers; jornais; etiquetas para CDs e DVDs; livretos, manuais e até mesmo livros.  Este software voltado à diagramação de impressos também permite a criação de páginas para serem lidas no computador, no formato PDF.  Uma das principais novidades da versão CS4 do programa é a integração com arquivos em formato XFL, em Flash. Assim como todos os outros programas do pacote CS4, o InDesign ganhou cara nova, nos padrões da Creative Suite 4.

Outra novidade do novo InDesign é o mostrador de possíveis erros de impressão, o que é muito prático, afinal evita gastos com papel ou com gráficas, no caso de publicações que exijam impressões com qualidade superior e até mesmo encadernações especiais. Com este visualizador, pode-se poupar tempo e dinheiro.

Adobe Dreamweaver CS4

O editor de páginas da internet da Adobe também ganhou cara nova. Além da já conhecida split screen entre as janelas de programação e visualização dos elementos da página. Pode-se dizer que o Dreamweaver CS4 é um software completo por agregar novas possibilidades. Entre estas novidades do programa estão a integração do Dreamweaver com outros programas integrantes da Creative Suite 4 da Adobe como o Photoshop, Flash e diversas outras ferramentas.

O Dreamweaver agora recebe arquivos em PSD e os exibe normalmente como se fossem JPG ou outros formatos comuns da internet. Assim como o Photoshop, o Dreamweaver traz vários perfis para a otimização do uso do programa. São vários perfis que irão facilitar a vida dos webdesigners com ferramentas próprias para cada nível de conhecimento ou necessidade de cada um dos usuários. Além disso, há a possibilidade de configurar a visualização da tela para monitores widescreen, de modo que fique mais fácil editar as páginas da web.


Adobe Flash Professional CS4

O programa de animações mais utilizado ganhou sua versão CS4 também. Na versão nova do Flash, os usuários que já conhecem bem o programa são privilegiados. Para os usuários que estão começando a fazer suas animações agora, o programa também possui um perfil para que todos possam usá-lo. Os perfis de usuário são o ponto forte de todos os programas do pacote Creative Suite 4. O Flash Professional CS4 também trás uma inovação no quesito trajeto de animação; agora é possível fazer o movimento usando a ferramenta Bézier, tudo baseado no objeto.

Adobe Soundbooth CS4

Este programa é um dos melhores editores de arquivos de som da atualidade e pode estar no seu computador em alguns minutos. Seguindo a tradição dos programas do pacote CS4, o Soundbooth também teve a interface completamente repaginada para tornar mais pratica a localização dos filtros e ferramentas do programa. Outra novidade que está presente em todo o pacote é a integração com outros programas. Assim tudo que for feito no Soundbooth poderá ser aproveitado no Flash ou no Premiere.

Com este programa é possível produzir faixas e sincronizar áudio de projetos com acabamento profissional. Os usuários que não possuem muito conhecimento sobre edição de arquivos de som não encontrarão grandes dificuldades de adaptação afinal o programa é inteiramente intuitivo. O Soundbooth também possui uma boa biblioteca de efeitos que vão ajudar a sua edição a ficar cada vez melhor.

Adobe After Effects CS4

O After Effects é um software voltado às finalizações em imagens e animações. Na sua versão CS4 ele também tem os perfis para adaptação ao tipo de usuário. O After Effects CS4 conta com a possibilidade de editar vídeos para aparelhos portáteis, animação independente de cada objeto, utilização de objetos em três dimensões assim como o Photoshop CS4, compatibilidade com o Flash e muito mais. Um ponto em comum foi mantido com  o Adobe Premiere, o After Effects exporta em vários formatos e criação de menus animados para o Adobe Encore DVD.

Adobe Illustrator CS4

O Illutrator apresenta, também, as mudanças na interface e os múltiplos perfis de usuário. Contudo, as novidades não param por aí; o novo Illutrator conta com a possibilidade de criar diversas páginas em um só projeto, aplica dégradés em transparências e em objetos sólidos, e muitas outras ferramentas para criação de efeitos e objetos. O Illustrator também é capaz de salvar seus projetos em PDF, de forma que fique mais fácil visualizar e abrir cada um deles sem que o usuário que vai receber precise ter o Illustrator também para poder vê-lo.

Adobe Fireworks CS4

O Fireworks tem um funcionamento semelhante ao Photoshop, contudo, ele é próprio para criação de imagens para sites e outras aplicações online. A interface dele segue os padrões dos softwares da Creative Suite 4 e também há opções de perfil. O Fireworks mantém a integração com o Photoshop e o Illustrator, de modo que as novidades do pacote CS4 ficam na maior capacidade de criação e mais recursos e filtros que não existiam nas versões anteriores. O programa também permite a criação de hotsites sem haver necessidade de utilizar o Dreamweaver.

Agora que você já conhece um pouco de cada um dos programas da Adobe Creative Suite 4, escolha qual deles corresponde às suas necessidades, baixanauta! Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.