Perfis falsos da EA nas redes sociais roubam contas de fãs da Copa do Mundo

1 min de leitura
Imagem de: Perfis falsos da EA nas redes sociais roubam contas de fãs da Copa do Mundo
Imagem: A Voz da Vitória

A existência de golpes pela internet certamente não é novidade nenhuma, mas a capacidade dos golpistas de encontrar chances de se aproveitar de contextos variados de formas inesperadas certamente é digna de admiração pela criatividade – para não falar da óbvia revolta. E é óbvio que os criminosos não deixariam um grande evento como a Copa do Mundo passar batido.

Recentemente, o Malwarebytes notou uma conta falsa da EA Sports no Instagram que atrai os aficionados por FIFA 14 com a promessa de jogadores gratuitos para seus times. Caso você seja tentado pela oferta e clique no link, será levado a uma página com uma aparência bastante oficial que solicita suas credenciais do Origin, o serviço de distribuição da EA, e da Xbox Live – fornecer os dados é abrir caminho para rapidamente perder ambas as contas.

Já no Twitter, um golpe ainda mais sofisticado vem enganando muita gente. Pessoas que entram em contato com o perfil oficial da EA Sports (@EASPORTFIFA) na rede social para informar um problema rapidamente recebem uma resposta de uma conta falsa (@EAFIFAHELPUK). “Muitos usuários estão com esse problema. Siga o link a seguir para contatar um conselheiro e resolver a questão”, diz o enganador.

Olhos abertos

Pessoas que caírem nos golpes fornecerem seus dados podem acabar tendo prejuízos consideráveis caso não consigam recuperar suas contas. Embora perfis golpistas nas redes sociais sejam frequentemente reportados, não há garantias de que as empresas consigam resgatar dados perdidos ou impedir novos crimes. Assim, sempre vale a pena conferir com cuidado antes de correr atrás de ofertas promissoras, mesmo quando a fonte parecer oficial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.