Phishing já atingiu 91% das empresas; saiba mais sobre o tema [infográfico]

2 min de leitura
Imagem de: Phishing já atingiu 91% das empresas; saiba mais sobre o tema [infográfico]

Você sabe o que é Phishing? Em inglês, “phishing” significa pescaria. E é exatamente isso que acontece com essa prática, cujo objetivo é “pescar” informações e dados pessoais importantes por meio de mensagens falsas. Sabe aquele email que você recebe informando que os seus dados bancários precisam ser atualizados?

Essa é uma prática bem utilizada na busca pela captação de informações pessoais que podem ser utilizadas, amplamente, no meio digital. Já uma outra maneira bem comum é mais rebuscada. Existem “pescadores” que imitam sites de bancos e outras instituições para roubar os seus dados. Ou seja, nunca clique em um link que você não tem total confiança e nunca digite seus dados bancários em portais e sites suspeitos.

Um perigo bem comum é quando o usuário acessa um link phishing do computador da empresa na qual trabalha. Este vírus que fica na máquina pesca todas as informações, sejam pessoais ou empresariais, ali depositadas. Desta maneira, além de prejudicar sua idoneidade financeira, o usuário também pode vir a prejudicar a empresa e informações sigilosas da empresa pode cair em mãos erradas.

E, 2016, não tem boas perspectivas. Teremos um ano de extorsão online como phishing e ransoware. Uma projeção que precisa de cuidado e atenção, pois em 2002, as perspectivas são de que 95% das falhas e informações sigilosas das empresas serão decorrentes das pessoas.

Como se proteger

A evolução da tecnologia mudou a forma dos negócios e, junto com ela, as ameaças acompanharam esta tendência. O cenário atual expõe criminosos virtuais em constante evolução e é preciso estar sempre a um passo à frente para não expor a empresa e desestabilizar a sua credibilidade perante o mercado. Portanto, as proteções de dados corporativos, bem como informações sigilosas de clientes, têm se tornado cada vez mais um tema fundamental a ser trabalhado com extrema atenção dentro das organizações.

Muitas empresas ainda não possuem a maturidade e conhecimento necessário para enfrentar este problema. Estabelecer políticas de segurança aos colaboradores, programar e atualizar constantemente os sistemas, adotar tecnologias especificas para o seu tipo de negócio, entre outros, são fatores que podem evitar um grande impacto negativo na operação de qualquer empresa, seja ela pública ou privada.

O Ebook da CYLK, Segurança da Informação, oferece uma visão abrangente e atual para garantir a proteção das informações sensíveis da organização. O documento com foco no gerenciamento de riscos apresenta aspectos importantes, que vão desde a conscientização dos colaboradores, vulnerabilidades mais comuns, ameaças e riscos, e como administrar esses riscos.

Faça o download do E-book Segurança da informação e entenda como o foco em pessoas é mais importante que em dispositivos.

.....

Você já caiu em algum golpe por Phishing? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.