Review: monitor Philips Brilliance Bluetooth 245C5QHAW

6 min de leitura
Imagem de: Review: monitor Philips Brilliance Bluetooth 245C5QHAW
Imagem: TecMundo

No mês passado, a Philips expandiu seu portfólio de monitores no território brasileiro ao trazer para cá dois novos modelos bem interessantes para uso doméstico e empresarial. Além do curioso Brilliance 2 em 1 (composto por duas telas de 19 polegadas), a companhia inseriu nas gôndolas nacionais o Brilliance Bluetooth – que, como seu nome indica, possui a capacidade de se comunicar com outros dispositivos sem o intermédio de fios.

Sendo comercializado pelo preço sugerido de R$ 1,2 mil, o produto tenta impressionar os consumidores com sua poderosa caixa de som, que também pode ser usada como um speaker wireless para seu celular ou tablet. A promessa é que o Brilliance Bluetooth (245C5QHAW) proporciona ao usuário uma experiência inédita no que diz respeito à potência sonora em um monitor, além de fazer valer a excelente reputação da Philips em criar displays que exibem imagens em altíssima qualidade.

O TecMundo teve a oportunidade de utilizar o produto durante alguns dias para conferir se realmente vale a pena investir na novidade. Além de fazer testes técnicos, usamos o monitor em nosso cotidiano convencional de trabalho, simulando a experiência do consumidor. Confira abaixo nosso review completo e descubra se o Brilliance Bluetooth merece estar na sua próxima lista de compras.

Design e instalação

Disponível no Brasil apenas na cor branca, o Philips Brilliance Bluetooth possui um visual bastante agradável. As bordas são bem finas (cerca de 2,5 mm), e a traseira é ondulada; trata-se de um design moderno e arrojado. Mas o que realmente nos impressionou foram as caixas de som do modelo: elas são embutidas na base do monitor, que possui formato circular e ocupa um bom espaço na mesa de trabalho. Vale observar que tal suporte não é removível, visto que ele possui uma série de componentes internos que unem o display ao speaker.

Instalar o Brilliance Bluetooth é uma tarefa muito simples. Como a base é integrada ao monitor, você não precisa mexer com quaisquer tipos de ferramentas para parafusar o suporte à tela – ele já vem encaixadinho no lugar. Basta escolher o método de conexão preferido (HDMI ou VGA), ligar o aparelho na tomada (através de uma fonte que é razoavelmente grande) e pressionar o botão On/Off. Também é possível ajustar a inclinação do 245C5QHAW ao gosto do cliente, posicionando-o em ângulos que variam de -5° a 20°.

Infelizmente, nem tudo são flores. Observando de perto o Brilliance Bluetooth, encontramos uma pequena falha em sua construção que nos obrigou a tirar alguns pontos do produto: o monitor apresenta frestas consideráveis entre o painel LCD e as bordas de plástico. Essas brechas podem servir como porta de entrada para pó e acumular sujeira, o que certamente pode acabar diminuindo a vida útil do dispositivo.

Frestas do Brilliance Bluetooth: porta de entrada para sujeiras

Conexão sem fio

É impossível discordar que o grande diferencial do Brilliance Bluetooth é, de fato, sua capacidade de se comunicar com outros dispositivos através da tecnologia sem fio que empresta seu nome ao aparelho. A primeira coisa que fizemos ao ligar o monitor foi parear nosso celular com a caixa de som do produto via Bluetooth, reproduzindo algumas músicas no poderoso speaker de 14 W (são duas caixas de 7 W, ainda que a aparência seja de apenas uma).

A conexão é bem simples: primeiro, toque o botão touch com o símbolo da tecnologia Bluetooth para ativar o recurso. Em seguida, usando o celular ou tablet em questão, encontre o 245C5QHAW na lista de dispositivos próximos. Pronto, os dois aparelhos já estão conectados!

Vale observar que essa facilidade também tem suas desvantagens: um indivíduo qualquer pode muito bem parear seu próprio smartphone com seu monitor e literalmente o “trollar”, reproduzindo áudio nos speakers sem que você sequer saiba o que está acontecendo. Por isso, recomendamos que desligue a conexão Bluetooth do monitor sempre que não estiver utilizando esse recurso – para isso, simplesmente toque novamente o botão touch com o símbolo do protocolo Bluetooth.

SmartControl: o software que faz a diferença

Se você é daqueles que ignoram completamente o CD-ROM que acompanha um monitor novo, dispensando o software que a manufaturadora enviou junto com o produto, saiba que o disquinho que integra a caixa do Brilliance Bluetooth é de suma importância para que você possa ter uma experiência complexa com o aparelho. Ele contém o Philips SmartControl, um programa desenvolvido pela Philips especialmente para a sua família de monitores.

O aplicativo proporciona uma interface bem mais amigável para você realizar ajustes de cor, nitidez, brilho e outros aspectos técnicos do display. Tendo este software instalado em seu PC, é desnecessário entrar no complexo e pouco intuitivo OSD (on-screen display), aquele menu acessível através dos botões de configuração do próprio monitor. Por fim, mas não menos importante, o SmartControl integra também o importantíssimo SmartDesktop, outro recurso exclusivo da Philips.

A funcionalidade permite que você divida a tela do Brilliance Bluetooth em até quatro regiões diferentes, sendo possível escolher uma opção entre oito layouts de recorte distintos. Note que ao instalar o SmartControl (e, consequentemente, o SmartDesktop), um pequeno ícone passará a ser exibido em todas as janelas do Windows ao lado dos botões Minimizar, Maximizar e Fechar. Ao clicá-lo, você consegue redimensionar e posicionar a janela em questão em uma das divisões programadas anteriormente – um recurso excelente para quem gosta de manter vários programas abertos ao mesmo tempo.

SmartControl facilita a configuração do aparelho

Qualidade de imagem e potência sonora

Como sempre, a Philips não decepciona no quesito qualidade de imagem. O Brilliance Bluetooth apresenta cores vívidas e excelente contraste. Ainda que a taxa de resposta do monitor seja bastante alta (14 ms), não percebemos problemas de ghosting ou blur enquanto fazíamos testes em softwares específicos e rodávamos alguns jogos. Além disso, visto que o produto não é voltado ao público gamer – sendo projetado para usos “gerais”, como produtividade –, seria um tanto injusto avaliá-lo como tal.

O speaker gigantesco que serve como base para o dispositivo não serve só como enfeite. O 245C5QHAW de fato se destaca por proporcionar uma potência sonora invejável, dispensando o uso de caixas de som adicionais – o próprio alto-falante do monitor é excelente tanto para reproduzir músicas do celular (através da conexão Bluetooth) quanto para assistir a filmes ou se divertir com jogos eletrônicos. Há pouca distorção de áudio até mesmo quando o volume do speaker está elevado.

Outras funções “smart”

Além do SmartResponse citado anteriormente, o 245C5QHAW sai de fábrica equipado com uma série de tecnologias que visam tornar o monitor mais “inteligente”, conseguindo se adaptar às necessidades do usuário e se autoconfigurando sempre que for preciso.

O SmartContrast fica responsável por ajustar o contraste, enquanto o SmartKolor trabalha ajustando os perfis de cor. Já o SmartTxt configura os níveis de brilho do monitor sempre que ele identifica que você esteja lendo (ou redigindo) um texto, diminuindo a luminosidade do painel para garantir uma leitura mais confortável.

Todas essas funções podem ser ligadas e desligadas de acordo com sua vontade, o que é uma coisa muito boa: afinal, nenhum deles funciona de forma satisfatória. O SmartKolor mais atrapalha do que ajuda, deixando as imagens com um aspecto estranho e distorcendo algumas cores (como o vermelho, que às vezes se torna laranja). Não percebemos grandes diferenças ao ligar o SmartContrast, e o SmartTxt simplesmente escurece a tela para que a luminosidade não agrida seus olhos – o que duvidamos que realmente faça muita diferença.

Vale a pena?

O Brilliance Bluetooth é, sem dúvidas, um dos monitores mais curiosos que você pode encontrar no mercado nacional. A Philips foi bastante criativa ao embutir um speaker poderoso no dispositivo e equipá-lo com Bluetooth, transformando-o em um produto dois-em-um bastante interessante.

Porém, isso não é o suficiente para justificar o investimento de R$ 1,2 mil, especialmente quando nos lembramos dos problemas enfrentados ao longo da análise – como as frestas. Com exceção do alto-falante Bluetooth, o aparelho em questão não apresenta grandes diferenciais que o tornem superior a outros modelos de preço similar.

Com o valor de um Brilliance Bluetooth é possível levar para casa um Philips 242G5DJEB (caso você seja gamer) ou até mesmo um LG UltraWide 25UM65 (que possui proporção 21:9 e custa praticamente a metade do preço). Em suma, a menos que você realmente valorize o speaker do aparelho e vá usar com frequência a conectividade Bluetooth, o 245C5QHAW não apresenta um custo-benefício atraente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.