menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Pesquisa revela que há mais linhas de celular do que pessoas no mundo

Há atualmente 7,19 bilhões de seres humanos para 7,22 bilhões de linhas ativas — embora apenas metade da população utilize aparelhos com tecnologia mobile

schedule08/10/2014, às 09:20

Pesquisa revela que há mais linhas de celular do que pessoas no mundoFonte: Reprodução/Wikimedia Commons

Imagem de Pesquisa revela que há mais linhas de celular do que pessoas no mundo no site TecMundo

De um luxo para poucos o celular se tornou rapidamente um item indispensável para a maioria das pessoas, chegando hoje ao ponto de superar, em número, a população mundial. De acordo com uma pesquisa realizada pela GSMA Intelligence, há hoje 7,22 bilhões de linhas de celular ativas no mundo para algo entre 7,19 bilhões e 7,2 bilhões de seres humanos.

De acordo com os números revelados, o número de linhas ativas e de seres humanos se encontrou próximo dos 7,19 bilhões. Entretanto, o número de ativações de celulares é pelo menos cinco vezes maior do que o crescimento anual de 1,2% da população mundial — equivalente a dois nascimentos por segundo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“Nenhuma outra tecnologia nos impactou tanto como a telefonia móvel”, disse o diretor da Spencer Trask & Co., Kevin Kimberlin. “É o fenômeno feito pelo homem de crescimento mais rápido em todos os tempos — passando de zero a 7,2 bilhões em apenas três décadas.” A companhia de Kimberlin foi uma das primeiras a investir na startup Millicom, a qual, juntamente com o Facebook e Internet.org, busca levar conexão mobile a todos os cantos do globo.

Várias linhas por usuário

Embora o fenômeno mencionado seja qualificado como “miraculoso” por pessoas como o diretor da Millicom, Leonard Gubar, fato é que os dados revelados pela pesquisa da GSMA Intelligence não devem ser interpretados fora de contexto. Afinal, os números poderiam levar a crer que há celulares para todos mundo afora... O que certamente não é o caso

undefined

O que ocorre é que a utilização de vários aparelhos — ou de um mesmo aparelho com múltiplos chips — tem se tornado cada vez mais popular. Além disso, a referida pesquisa levou em conta também aqueles gadgets projetados para promover interações apenas entre outras máquinas, tais como carros e medidores inteligentes. Conforme revelou o site CNET, há atualmente algo em torno de 250 milhões de conexões “máquina-a-máquina”.

No frigir dos ovos, números menos “miraculosos” deixam claro que pelo menos metade da população global não possui aparelhos mobile — de maneira que a superioridade da máquina sobre o homem ainda deve demorar algumas décadas para transformar Matrix em um documentário.