Estudo é realizado para entender relação entre adolescentes e rede sociais

2 min de leitura
Imagem de: Estudo é realizado para entender relação entre adolescentes e rede sociais
Imagem: The Huffington Post

A empresa McAfee realizou uma pesquisa para entender como os norte-americanos entre 10 e 18 anos de idade lidam com temas como privacidade online e redes sociais. O resultado foi alarmante, indicando que 87% dos entrevistados afirmaram já ter presenciado algum tipo cyberbulling, enquanto 27% alegaram presenciar comportamentos cruéis na rede.

O estudo visa mostrar o quão prejudicial podem ser os comportamentos online e como isso pode impactar em suas vidas longe dos computadores, tornando alguns adolescentes mais suscetíveis ao bullying no convívio familiar e acadêmico.

Das pessoas que responderam já terem sido vítimas de cyberbulling, 72% afirmaram que o principal motivo são problemas com a aparência física, seguido pelos 26% que relacionaram os principais motivos como raça ou religião e 22% por orientação sexual. Destes adolescentes, 57% disseram ter atitudes agressivas e 47% deletaram suas contas nas redes sociais.

Entretanto, embora o bullying seja impulsionado através da exposição de imagem através da internet, um a cada três jovens disse que se sente mais confortável para se relacionar com outras pessoas através das redes sociais do que em encontros presenciais.

Além dos dados obtidos envolvendo o assédio moral praticado nas redes sociais, um outro dado chamou muito a atenção a um outro problema muito frequente: a segurança dos jovens. 52% dos adolescentes disseram não se preocuparem em desabilitar os recursos de localização através do GPS, mesmo cientes de que pessoas desconhecidas conseguem obter tais informações.

Dicas para resolver o problema

Para que este tipo de mentalidade mude, a McAfee dá 5 dicas para que os pais possam evitar que seus filhos sejam influenciados negativamente pelas redes sociais. Confira:

  • Comunicação: conversas casuais podem auxiliar os pais a alertarem sobre os riscos que algumas atitudes podem causar e manter sempre uma comunicação aberta, caso a criança queira tirar algumas dúvidas;
  • Tenham o controle: os pais devem ter o acesso às senhas dos aparelhos e contas em redes sociais dos filhos para que possam obter o acesso a qualquer momento, permitindo detectar mais facilmente os problemas que a criança está enfrentando;
  • Entendam as tecnologias: estar sempre um passo à frente dos filhos e saber como funcionam as novas tecnologias permite que os pais saibam exatamente para quais finalidades cada dispositivo é utilizado;
  • Conheçam as redes sociais: estar atualizado sobre as atualizações e últimas novidades das redes sociais. Não é necessário ter uma conta em nenhum dos sites, mas é muito importante entender como as redes sociais funcionam e saber se o seu filho faz parte delas;
  • Gerenciamento de reputação: estejam certos de que os seus filhos estejam cientes de que qualquer coisa que for publicada poderá ser visualizada por qualquer pessoa, evitando que possíveis situações de constrangimento ocorram.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.