Inventor do primeiro laptop morre aos 69 anos

1 min de leitura
Imagem de: Inventor do primeiro laptop morre aos 69 anos

O Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Museum anunciou nesta segunda-feira (10) o falecimento de Bill Moggridge, inventor do primeiro laptop com design clamshell (concha de marisco). Vítima de um câncer, o inventor criou em 1982 um computador com uma tela plana capaz de se dobrar sobre um teclado que possuía circuitos compactos capazes de garantir a sua portabilidade.

O impacto de sua invenção foi tanto que, em 2010, ele ganhou o Prince Philips Designers Prize, mais antigo prêmio da área de design do Reino Unido. Na época de seu lançamento, o laptop foi criticado por não trazer um disco rígido integrado nem possuir leitores de disquetes — algo que não impediu sua adoção pela NASA e pelo exército norte-americano.

Trinta anos depois do primeiro dispositivo inventado por Moggridge, dispositivos do tipo continuam empregando o design básico criado por ele. Durante os últimos anos de sua vida, o inventor se dedicou a escrever livros, produzir vídeos e dar aulas e palestras, além de atuar como diretor do Smitshsonian Cooper-Hewitt National Design Museum.

Fonte: Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Museum

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.