Por que o pendrive não está funcionando?

2 min de leitura
Imagem de: Por que o pendrive não está funcionando?

Devido à necessidade de se levar dados e/ou programas conosco para vários lugares, acabamos armazenando uma grande quantidade de coisas em pendrives. Eles são muito mais seguros e confiáveis do que os antigos disquetes e muito mais práticos que os CDs e DVDs, pois podem ser acessados de qualquer computador com uma porta USB. Assim, eles acabaram tornando-se nossos dispositivos diários para carregar arquivos.

Imagine que um belo dia, apesar do mouse e da impressora com entrada USB estarem funcionando perfeitamente, o pendrive simplesmente teima em não aparecer no Sistema Operacional. Se você já passou por este problema, sabe quão inconveniente ele pode ser. Abaixo, apresentamos alguns (possíveis) problemas com suas respectivas soluções.

Não é incomum trincarem as soldas do conector USB do Pendrive devido ao uso contínuo. Isso pode ocorrer tanto devido a um esbarrão no dispositivo enquanto ele estiver conectado, ou até mesmo ao por e tirar ele da entrada, falta de proteção no transporte, entre outros motivos. Se este for o motivo, não tem jeito, ele precisará ser levado a um técnico de confiança com equipamento apropriado para efetuar uma solda.

Nosso companheiro diário para carregar arquivosAlgumas vezes isso pode ser meramente um problema de incompatibilidade. Um pendrive ou dispositivo USB 2.0 pode não funcionar corretamente se a porta USB do computador no qual ele está conectado ser 1.0.

Mensagens de erro como “Arquivo especificado não encontrado” ou um erro “0x80070052” podem ser causadas por um vírus de pendrive, que pode alterar o arquivo ‘autorun.inf’ ou instalar programas maliciosos em seu computador, causando estes inconvenientes. Se este for o caso, a solução indicada é passar um antivírus e tentar localizar e remover o vírus tanto do pendrive quanto do computador em questão.

O erro citado anteriormente, bem como erros físicos do disco, problemas de superfícies e erros com chip de memória flash podem requerer soluções mais drásticas como uma formatação. Isto deve ser feito em último caso. Lembre-se que todos os seus arquivos e programas instalados serão perdidos. Se precisar de uma formatação, tente o programa PeToUSB.

Este mesmo utilitário pode ser usado para transformar seu pendrive em um disco de boot para ser utilizado durante a inicialização do computador. É recomendado cuidado ao retirá-lo do pc para evitar danos

Para se evitar problemas futuros, é sempre recomendado tomar alguns pequenos cuidados com seu pendrive especialmente quanto ao manuseio. E nunca se esqueça de desconectá-lo do computador somente após utilizar o sistema de remoção do Windows.

Isso pode ser feito clicando na opção “remover dispositivo com segurança” que fica localizada na bandeja do sistema (próxima ao relógio). Então, aguarde aparecer a mensagem de confirmação indicando que seu dispositivo pode ser removido com segurança.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.