Como usar o Google Chrome como leitor de PDF oficial do seu PC?

2 min de leitura
Imagem de: Como usar o Google Chrome como leitor de PDF oficial do seu PC?

Você pode não ter reparado, mas a maioria dos PDFs que você lê hoje em dia são exibidos diretamente no seu navegador. Isso evita a necessidade de fazer o download de um arquivo desnecessário e ainda aumenta a praticidade, já que o documento é exibido em uma aba, em vez de uma janela.

Mas e se você pudesse abrir mesmo aqueles PDFs que vêm em anexo e devem obrigatoriamente ser baixados também no navegador? Para ser mais específico, no Google Chrome, que possui o melhor suporte entre os browsers mais populares. O objetivo deste artigo é ensinar justamente isso.

Há dois métodos para programar o seu computador para abrir todos os documentos em PDF no Chrome. Seja qual for a sua escolha, você precisará começar procurando pelo atalho para o navegador, clicando com o botão direito do mouse sobre ele e em seguida em "Propriedades". Feito isso, copie o endereço localizado no campo “Destino”.

Copie o endereço da caixa Destino

Método “Abrir com...”

O primeiro método consiste em escolher um documento qualquer do seu computador que esteja no formato PDF, clicar sobre ele com o botão direito do mouse e no menu de contexto selecionar a opção “Abrir com...”. Se mais opções surgirem, clique em “Escolher programa padrão”.

Selecione Abrir com

Na caixa que surge, clique em “Outros Programas” e procure pelo Chrome. Se ele não estiver na lista, clique em “Procurar...” e na caixa de navegação, digite o endereço copiado das propriedades do navegador no campo “Nome”. Clique em “Abrir”, selecione a caixa “Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo” e pronto.

Clique em Procurar e digite o endereço copiado na caixa Nome

O método do painel de associações de arquivo do Windows

Neste método você usará um assistente do Windows para mudar o programa ao qual os PDFs são associados.

  • No Windows XP, abra o Menu Iniciar e clique em “Run” (Executar). Digite o comando control folders e na janela que se abre, vá até a guia “types” (tipos).
  • No Windows Vista ou 7, digite associado na caixa de pesquisa do Menu Iniciar e clique no resultado “Alterar o tipo de arquivo associado a uma extensão de arquivo”

Uma janela será aberta, na qual será exibida uma lista com todas as extensões conhecidas pelo seu computador seguidas de qual programa deve ser usado para abri-las. Procure, obviamente, pela extensão PDF e clique sobre ela. Agora, selecione “Alterar programa”.

A lista está em ordem alfabética

Siga o mesmo passo do método anterior: clique em "Procurar" e cole o endereço do Google Chrome no campo “Nome”. Em seguida, selecione a caixa “Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo”.

Testando a modificação

Para descobrir se a sua modificação deu certo, abra um documento clicando duas vezes sobre ele. Uma janela de Chrome deverá ser aberta e uma nova aba exibirá o arquivo. No canto inferior direito você encontra um pequeno menu de navegação. Assim como no leitor da Adobe, é possível selecionar e copiar qualquer conteúdo do documento para outro programa, desde que ele não esteja bloqueado.

PDF no Chrome

Além disso, lembre-se de que caso você queira salvar um PDF aberto na internet no seu computador, pode clicar com o botão direito sobre o documento e em seguida em “Salvar como”.

.....

A opção de visualizar documentos em PDF no Chrome é bastante interessante, principalmente porque facilita a vida de quem usa o navegador para quase tudo. Deve ser ressaltado, no entanto, que praticamente todas as funcionalidades do Adobe Reader são perdidas, já que o navegador é muito mais voltado simplesmente para a exibição. Aproveite para deixar seu comentário no espaço abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.