Como converter arquivos do Word para PDF

5 min de leitura
Imagem de: Como converter arquivos do Word para PDF

Um dos formatos mais simples e conhecidos para a troca de arquivos de texto certamente é o PDF, criado pela Adobe. Com ele, você mantém a integridade de seu texto e da diagramação, ocupando um espaço menor em disco.

Portanto, vale a pena transformar os arquivos criados em editores de texto para o formato PDF antes de enviar para os amigos, contatos de trabalho e outros. O Baixaki vai ensinar você formas diferentes de converter seus arquivos do Word diretamente para o PDF, seja por programas online ou com simples ferramentas instaladas no computador, mantendo seus arquivos organizados e prontos para serem compartilhados com outros.

Online

Free PDF Converter

Se você não quer instalar nada no computador, uma boa dica é usar os conversores online, que não requerem nenhuma instalação no computador. Para isso, vamos usar o Free PDF Converter, que realiza a tarefa rapidamente.

Para transformar para PDF, acesse o site e escolha na sua pasta de trabalho o arquivo de sua preferência. O site aceita que você converta não apenas documentos do Word, mas também planilhas Excel e apresentações em PowerPoint, mantendo a diagramação prévia.

Encontre o arquivo nas pastas do sistema

Você é capaz ainda de converter páginas da web, inserindo a URL ao selecionar esta opção logo abaixo da caixa com o caminho do arquivo no computador. Caso queira, o PDF Converter transforma vários arquivos de uma só vez, bastando compactar o conteúdo com programas do gênero.

A seguir, preencha seu endereço de email, para que você receba a notificação de conclusão do processo, além dos seus arquivos já em formato PDF. Clique em “Attach files to e-mail” para que os arquivos originais também sejam enviados por email e finalize o processo em “Convert Your File”.

Preencha seu email

Na lateral da página você também consegue seguir o caminho inverso, transformando o PDF em arquivos Word, Excel e RichText (RTF), além de extrair imagens JPG e PNG. Siga os mesmos passos, inserindo a senha do PDF (caso este possua).

A única limitação do Free PDF Converter é que você deve esperar 30 minutos para fazer a transformação de um novo arquivo, limitando as tarefas para que o sistema não entre em colapso.

CometDocs

Outra opção útil para quem precisa converter os arquivos sem instalar nada no computador é o CometDocs, que traz uma interface um pouco mais caprichada, porém segue o mesmo estilo do Free PDF Converter.

Para converter, acesse o site e clique em “Browse” para escolher o arquivo que pretende transformar para o formato PDF.

Busque pelo arquivo no computador

A seguir, escolha a opção “PDF Create”, a primeira que aparece na listagem. Isso porque o CometDocs também mostra as opções de comparação de arquivos e faz uma varredura total nas informações do arquivo, caso você precise dessas duas tarefas.

O último passo é preencher seu email e selecionar “Send”, para que ele seja enviado rapidamente para o endereço fornecido. Ele ficará disponível por 24 horas pelo link enviado, o ou seja, você pode enviar o endereço do download para amigos sem maiores problemas.

Escolha o formato e envie por email

Acesse o site e clique na seta verde e branca para baixar o arquivo. O CometDocs permite que você crie um cadastro no site para gerenciar os downloads e manter o conteúdo disponível por mais tempo, entretanto, ele não é obrigatório.

A direção inversa também funciona para o CometDocs. Acessando o site, você pode escolher arquivos em PDF para transformar não apenas em Word, mas também para Excel, TXT, HTML, BMP, GIF, planilhas e apresentações do BrOffice e até mesmo para os formatos de AutoCad, o DWG e DXF.

Converta de PDF para Word e diversos outros formatos

Caso você ainda procure por outra opção simples, porém com um imenso suporte a formatos e com a marca Neevia, empresa dedicada ao desenvolvimento de aplicativos para PDF, a alternativa é o Document Converter Express. Ele permite a criação de marca d’água e segurança por criptografia, opções extras em relação aos outros dois.

Para instalar

PDF 955

Agora, se você busca por um programa para instalar no computador, podendo converter os arquivos em qualquer momento, uma ótima alternativa é o PDF 955. Ele cria uma nova impressora na sua lista, portanto você facilmente pode enviar o arquivo que está editando para ser transformado diretamente no Word.

Ao baixar o programa, ele pedirá que você instale também o PDF Converter, um sistema que permite a conversão dos arquivos pelo PDF 955. Clique aqui para baixá-lo e siga as instruções de instalação normalmente, até que elas sejam concluídas. A seguir, baixe o PDF 955 e instale-o, para que ele crie o drive necessário na sua lista de impressoras ativas.

Selecione a opção de impressão

Para converter os arquivos do Word, abra o texto e clique em “Imprimir”, como se você fosse, de fato, enviar para o papel as informações ali contidas. Na lista de nomes, você verá a PDF955, a impressora virtual que deve ser selecionada para dar continuidade ao processo de transformação.

Clicando em “OK”, uma janela se abre para salvar o arquivo no sistema. Escolha o local e o nome do novo arquivo e salve-o, criando assim o PDF desejado. Por ser gratuito, o programa permite que, ao final da conversão, propagandas sejam visualizadas, o que suporta o projeto. Aguarde alguns segundos e feche as novas abas para completar o processo.

Selecione a impressora do PDF955

A criação de impressoras virtuais não é uma exclusividade do PDF 955. Programas como o PDF24, PrimoPDF, CutePDF Writer ou o PDFCreator são igualmente rápidos e funcionam basicamente da mesma forma, enviando o arquivo para “impressão”. Entretanto, programas do gênero não fazem o trabalho inverso, ou seja, nada de PDF para outros formatos.

Save as PDF

Se você busca uma opção mais simples, leve e que não precise de nenhuma impressora virtual para funcionar, o Save as PDF é uma boa alternativa. Ele nada mais é do que um complemento para todo o pacote Office (a partir da versão 2007).

Para converter, instale o programa e abra qualquer arquivo que deseja converter tanto para PDF quanto para XML. Clique em “Salvar como” e escolha a opção PDF ou XPS, selecionando o local para a gravação e o formato de sua preferência.

Opção para salvar os arquivos diretamente no Word

Se seu computador conta com software original do Windows e passa por atualizações regulares, essa opção já deve existir, sem que seja necessário baixar nada para isso.

Além dessas opções já citadas, vale a pena conferir o Free PDF to Word Converter, PDF to Word BETA e o PDF2Word para realizar a operação inversa, convertendo os arquivos em PDF diretamente para o Word.

. . .

Todos os programas desse tutorial são gratuitos, para que você não tenha que se preocupar com limitações de uso ou conversões incompletas. Escolha aquele que mais se adapta ao que você precisa e converta rapidamente o que precisa, sem maiores dores de cabeça.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.