Aprenda a dividir seus PDFs em vários arquivos!

3 min de leitura
Imagem de: Aprenda a dividir seus PDFs em vários arquivos!

Não é difícil encontrarmos arquivos em PDF. Especialmente livros, currículos, apresentações e até mesmo relatórios de empresas têm sido salvos neste formato. Entretanto, a maioria dos usuários não possui um editor de imagens e/ou texto que exporte o resultado final para PDF. Outro fator que deve-se prestar atenção é que os arquivos deste formato não são editáveis. Uma vez exportados não é possível editar o seu conteúdo a partir de um PDF, como acontece com arquivos em DOC ou TXT.

Esta é uma das características que fazem com que o PDF seja uma das formas mais seguras de transportar documentos que devem possuir uma versão final imutável. Mas o que fazer quando precisamos carregar apenas algumas páginas deste arquivo?  Como é possível recortá-lo em pedaços menores para facilitar as coisas? Fique calmo, leitor, o Baixaki explica.

Antes de mais nada, você precisa de um software próprio para recortes em PDFs prontos. Temos uma porção deles aqui no site, escolha o seu clicando aqui. Neste artigo vamos usar o Adolix Split and Merge PDF. O programa é gratuito e é um dos melhores colocados da categoria no Baixaki. Para usá-lo clique aqui e faça o download do instalador. Siga as instruções do assistente de instalação e fique ligado nos passos a seguir.

1) Abra o Adolix Split and Merge PDF e clique na aba “Split” (Dividir).

2) Clique no botão com o sinal de “+” e escolha o seu arquivo em PDF para dividir.

3) Na janela “Split method” (Modo de divisão), selecione como você quer dividir o seu PDF. Você pode dividi-lo em blocos de quantas páginas quiser ou então em uma determinada sequência.

4) Feito isso, é hora de definir o nome base dos seus arquivos PDF. O Adolix Split and Merge PDF possui um nome pré-definido, o “filename” que em bom português significa “nomedoarquivo”. Portanto, se você quer identificar seus arquivos de uma maneira mais eficiente recomendamos que troque o que está escrito neste campo para “Dom Casmurro Parte”. Neste exemplo, a versão em PDF do livro de Machado de Assis será usada para dividirmos em vários pedaços.

O documento completo possui 116 páginas e não é muito pesado – 548 KB, aproximadamente. Não há problema algum em deixar a palavra “parte” no final do nome neste campo porque o Adolix Split and Merge PDF insere o número da parte automaticamente. Logo, os nomes dos seus arquivos serão divididos conforme a sua determinação. Se você desejar dividi-lo em 3 partes, haverá o “Dom Casmurro Parte 001”, “Dom Casmurro Parte 002” e “Dom Casmurro Parte 003”.

5) Agora que o seu PDF já teve o modo de divisão e nome definidos, é hora de escolher o local para onde estes pedaços vão. Por definição padrão, os seus PDFs quebrados irão para o diretório “C:/”. Para mudar isto, marque a opção “Select new folder” e depois clique em “Browse” para procurar a pasta que você deseja enviar os seus arquivos.

6) O sexto e último passo é o mais simples: clique em “Split this PDF!” no canto inferior direito da janela e aguarde o programa realizar as divisões.

Ainda é possível fazer mais coisas com o Adolix Split and Merge PDF. Da mesma maneira com que ele consegue separar o arquivo em várias partes, ainda é possível uni-las através do recurso “Merge” (Unir). Para ativar esta opção, clique na aba “Merge” logo depois da primeira aba, “Split”.

O sistema de uso deste recurso é bastante parecido com o “Split”. As diferenças estão na redução da interface para três passos básicos. São eles:

1) Clique no sinal de “+” ao lado da tabela de arquivos. Note que desta vez há duas setas apontando para cima e para baixo. Elas servem para determinar a ordem em que os PDFs serão fundidos. O primeiro arquivo da lista será a primeira parte, o segundo, a segunda parte e assim por diante.

2) Selecione um local e um nome para o seu novo arquivo PDF.

3) Clique no botão “Merge files!” e aguarde.

Muito bem, agora que você já sabe como unir e separar seus arquivos PDF mãos a obra! Se você conhece algum outro jeito de realizar estas duas tarefas, conte para a gente! Deixe o seu comentário! Existem outros programas que podem realizar esta tarefa tão bem quanto o Adolix Split and Merge PDF, logo, não há motivos para restringir o uso a só este software.

Fique ligado nas próximas dicas do Baixaki! Até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.