Review: placa de vídeo PCYES Hammer R7 360

6 min de leitura
Imagem de: Review: placa de vídeo PCYES Hammer R7 360

A PCYES é uma marca que chegou para mostrar que produto brasileiro não é necessariamente sinônimo de baixa qualidade. A empresa começou atuando com cabos, fontes de alimentação e periféricos. Agora, ela entra em um mercado assaz concorrido: o de placas de vídeo.

Ela chega com uma estratégia de oferecer produtos de boa qualidade com preços camaradas. Os produtos da PCYES são todos equipados com chips da AMD, o que pode ser uma jogada inteligente, já que é um mercado menos concorrido e tem muito espaço para crescimento.

Como você deve presumir, o chip gráfico da PCYES Hammer R7 360 é o Radeon R7 360, que é praticamente uma versão atualizada da R7 260. A arquitetura aqui é a Tobago Pro que promete mais desempenho com menos energia. Será que esta plaquinha de preço acessível da conta dos principais games? Vamos conferir!

Especificações

Design familiar

Bom, apesar de se denominar como uma fabricante de placas de vídeo, o que vemos neste primeiro exemplar da PCYES não é exatamente um projeto autêntico. A Hammer R7 360 é, na verdade, uma placa da HIS com selo da PCYES.

Aqui temos um lado bom e um lado ruim. A parte boa é que a HIS já tem muitos anos de experiência, o que significa que o design do produto é eficiente do ponto de vista de funcionamento, bem como na questão da refrigeração. A parte ruim é que não recebemos um produto realmente brasileiro, tampouco alguma inovação.

Falando do design especificamente, não temos do que reclamar, pois é um projeto funcional e bem preparado. A carcaça bem definida por retas é feita de um material plástico resistente, o qual oferece robustez e garante suporte apropriado para a ventoinha.

O visual não é tão chamativo assim, pois é uma placa intermediária, que traz apenas uma ventoinha e conta com um dissipador de tamanho reduzido. De qualquer forma, o produto é bonito, graças a mescla de partes nas cores azul e preta.

Assim como outras placas desta categoria, a R7 360 da PCYES é bem pequna, o que significa que ela cabe tranquilamente mesmo em gabinetes mais apertados. Na parte de cima do produto, podemos conferir o conector de 6 pinos para energia.

Com duas saídas DVI, uma HDMI e uma DisplayPort, esta placa de vídeo é ideal para qualquer PC, independente do monitor.

Solução de refrigeração apropriada

O projeto da PCYES Hammer R7 360 é idêntico ao da HIS H360F2GD (inclusive este é o mesmo código do produto da PCYES), portanto já esperávamos lidar com um produto realmente eficiente do ponto de vista de refrigeração.

A marca internacional é especialista em projetos de arrefecimento, então não temos do que reclamar do sistema instalado nesta Hammer. A placa funciona com boas temperaturas sem ocasionar muito ruído e sendo adequado até mesmo para a utilização de overclocking (inclusive porque ela já vem com overclocking de fábrica).

A ventoinha é relativamente simples, sem grandes incrementos nas aletas, mas se mostra perfeitamente adequada para remover o calor com rapidez. Abaixo do sistema de ventilação, temos o dissipador que facilita a distribuição do calor e ajuda a ventoinha a refrigerar a placa de vídeo de forma inteligente.

Ao contrário de outros modelos da série Radeon, esta placa mantém os coolers girando constantemente, o que aumenta o consumo de energia e apresenta algum nível de ruído enquanto o computador está funcionando. Não é nada exagerado, mas é um ponto que deve ser observado.

Graphics Core Next

A arquitetura Graphics Core Next (GCN) chegou na geração HD 7000 das placas da AMD. Ela promove uma nova forma de computação, gerenciando o processamento dentro da GPU. Cada GPU carrega um determinado número de unidades de computação (ROPs), que ficam responsáveis por gerenciar certa quantidade de processadores stream.

Desse modo, as GPUs AMD são capazes de controlar uma quantidade muito maior de processos simultaneamente, algo que, até então, era relegado à CPU principal do computador. Além disso, a arquitetura também é responsável por gerenciar com mais eficiência todos os recursos da placa de vídeo, permitindo que novas ferramentas de renderização possam ser empregadas sem que haja um impacto significativo no desempenho do sistema.

Outro benefício do GCN é a utilização mais inteligente dos recursos energéticos da placa, consequentemente gastando menos e gerando menos calor. Esta placa é compatível com as APIs DirectX 12, Mantle e Vulkan.

Máquina de testes

  • CPU: Intel Core i7-3930K @ 3.200 MHz
  • Placa-mãe: EVGA X79 SLI
  • Memória: 16 GB RAM quad-channel G. Skill Sniper DDR3 2133
  • SSD: Samsung 840 Pro 256 GB
  • HD: 3 TB Seagate ST3000M001
  • Fonte: Corsair AX1500i

Jogos

F1 2015

Com o amadurecimento da série F1, a Codemasters conseguiu polir os gráficos do mais novo título, garantindo bom aproveitamento dos recursos de hardware e entregando visuais estonteantes com o DirectX 11.

Hitman: Absolution

Apesar de ser um jogo de 2013, Hitman: Absolution serve perfeitamente para verificações com tecnologias mais recentes, já que sua engine abusa do poder de processamento e trabalha com o DirectX 11. Os resultados são frutos do benchmark próprio do game e são absulotamente apropriados para um comparativo.

Metro Last Light Redux

Metro: Last Light aproveita o poder das GPUs modernas para trazer gráficos excelentes, texturas em alta definição e muita destruição com efeitos especiais incríveis. O game é construído com a engine 4A e também é uma excelente prova de fogo para placas mais robustas.

Middle Earth: Shadow of Mordor

Um dos jogos de maior sucesso dos últmos tempos é também um ótimo título para teste de poder gráfico. Este jogo baseado na série Senhor dos Anéis conta com uma grande quantidade de elementos em cenário e pode representar um bom desafio em alguns momentos para os processadores gráficos.

Benchmarks

3DMark

O 3D Mark é um dos mais famosos programas de benchmark. Ele se destaca principalmente por trazer uma grande variedade de cenários para testes dos diferentes recursos de hardware e software da placa de vídeo.

Unigine Valley

O Valley Benchmark mostra uma região cheia de montanhas com uma enorme quantidade de árvores em um terreno de 64 milhões de metros quadrados — verificando principalmente a capacidade da memória gráfica da placa de vídeo. Este software ainda trabalha com muitos efeitos de luz, colocando o poder da placa de vídeo à prova.

Temperatura

O trabalho de refrigeração da PCYES Hammer R7 360 é excelente, mantendo temperaturas aceitáveis de funcionamento mesmo em Full Load (quando o chip gráfico estava sob máximo estresse).

A placa mantém temperaturas similares às que vemos em modelos similares e em nenhum momento apresentou problemas. Vale mencionar que o sistema é muito silencioso, portanto é um excelente projeto de arrefecimento.

Vale a pena?

A PCYES Hammer R7 360 nos surpreendeu, se mostrando um modelo adequado para jogadores que pretendem curtir games recentes com qualidade intermediária ou até mesmo em qualidade máxima na resolução Full HD.

Ela mostrou estar preparada para competir com a GeForce GTX 750 Ti, que é sua principal concorrente. Em quase todos os testes, este produto equipado com chip gráfico AMD exibiu pontuações muito próximas das da concorrente, mas geralmente ficou um pouco atrás.

Apesar do processamento robusto, esta placa deixa a desejar quando o assunto é memória RAM, já que ela traz apenas 2 GB, quantidade que se mostra insuficiente para trabalhar em altas resoluções ou mesmo para executar jogos mais recentes, como Batman: Arkham Knight.

A única coisa que nos decepcionou mesmo foi a questão de ter um rebranding aqui, já que a PCYES não é a fabricante original do produto e apenas aproveitou que a HIS não tem representatividade no Brasil.

Apesar desse detalhe, o produto chega com preço competitivo, na mesma faixa das placas concorrentes que usam o mesmo chip gráfico. Em nossas pesquisas, encontramos a Hammer R7 360 por aproximadamente R$ 620, o que julgamos ser um valor adequado.

Levando isso em conta, nós recomendamos o produto, já que é uma placa de bom desempenho, com projeto de uma marca famosa e com um preço que cabe no bolso. Obviamente, ela não é o melhor modelo para Full HD, mas se você está com o dinheiro contado e quer curtir uns games recentes, esta placa deve dar conta do recado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.