Review: caixa de som Bluetooth PC Yes! Sensation

4 min de leitura
Imagem de: Review: caixa de som Bluetooth PC Yes! Sensation

Com a popularidade cada vez maior de smartphones, tablets e outros aparelhos portáteis, nosso hábitos musicais mudaram bastante. Por conta da praticidade oferecida por tudo isso, atualmente muitas pessoas sequer cogitam investir em aparelhos de som dedicados para suas casas.

Nesse contexto, caixas de som Bluetooth se mostram cada vez mais populares por permitir que você preencha um ambiente com músicas sem depender de um dispositivo que ocupa muito espaço. E é justamente esse o objetivo da Sensation, opção Stereo oferecida pela fabricante PC Yes!.

Com design compacto e diversos tipos de conectividade, o acessório tem a proposta de completar a experiência de som oferecida pelo seu aparelho portátil. Além disso, a função FM inclusa no dispositivo permite que ele opere de forma individual — seja para escutar músicas ou para acompanhar coberturas jornalísticas e programas de entretenimento.

Design e funções práticas

Apostando em um design conservador, a PC Yes! entrega uma caixa de som com um visual bastante convencional na Sensation. O aparelho é bastante compacto, dando destaque às suas saídas de som estéreo em sua parte frontal — cujo único outro elemento de destaque é o logotipo da fabricante apresentado de forma centralizada.

Com uma tampa superior em acabamento brilhoso, o dispositivo não chama muito a atenção em sua apresentação. Priorizando muito mais a funcionalidade do que o visual, exibe controladores de volume e o botão Play/Pause em sua lateral esquerda, enquanto sua superfície traseira é dedicada à conexão USB, à entrada para cartões micro SD, ao conector P2 e o conector que liga e desliga o produto.

Um aspecto do produto que pode provocar alguns problemas é o fato de ele usar o mesmo botão para trocar de modos de uso, parear dispositivos e procurar por estações FM. Até você dominar a maneira de realizar cada uma dessas funções, se prepare para ter que lidar com certa dose de confusão.

Mesmo com essa característica atrapalhando, usar a caixa de som se mostra um processo simples. O pareamento Bluetooth pode ser realizado de maneira fácil, apresentando um alcance considerável. Da mesma forma, o aparelho não teve problemas em reproduzir faixas no formato USB presentes em um cartão micro SD, assim como trabalhou sem problemas quando conectado a um smartphone através de um cabo P2.

Desempenho

Quando se fala de caixas de som compactas, é difícil não ter certo preconceito e associá-las automaticamente a um desempenho de som fraco. Felizmente, a PC Yes! Sensation surpreendeu nesse sentido, apresentando algo que pode ser considerado muito bom mediante as limitações de seu formato.

O dispositivo é capaz de operar com volumes intensos e consegue preencher bem o ambiente de uma sala com dimensões consideradas medianas. Apesar de apresentar uma leve dose de distorção quando usado em sua capacidade máxima, o aparelho em nenhum momento chega a incomodar os ouvidos — esse efeito só se torna realmente evidente quando você se aproxima demais da fonte de som.

A PC Yes! Sensation possui uma assinatura sonora que privilegia sons graves, embora faça isso de maneira mais discreta que outros acessórios disponíveis no mercado. Assim, embora você vá conseguir ouvir claramente a batida de suas músicas, a intensidade do dispositivo não é suficiente para você sentir os graves “vibrando” seu corpo.

Bateria limitada

No aspecto desempenho, o que desanima um pouco é a duração da bateria do aparelho. Apesar de a empresa dizer que a carga dura até quatro horas, isso só acontece em condições bastante específicas — dependendo tanto da conectividade utilizada quanto do volume com o qual o dispositivo está trabalhando.

Em nossos testes, o aparelho funcionou sem o auxílio de tomadas por períodos que variavam entre duas e três horas. Especialmente no modo Bluetooth, a bateria precisava ser recarregada com certa frequência para que pudéssemos continuar aproveitando o que o gadget tem a oferecer.

Dessa forma, não se surpreenda se você se acostumar a deixar a PC Yes! Sensation conectada permanentemente a uma fonte de energia quando estiver em um ambiente doméstico. Apesar de oferecer portabilidade, o produto está longe de ser a opção mais versátil nesse sentido disponível no mercado.

Vale a pena?

A PC Yes! Sensation é uma caixa de som que possui algumas limitações bastante claras — especialmente no que diz respeito à duração de sua bateria. No entanto, as qualidades do aparelho acabam se sobrepondo à sua portabilidade restrita, especialmente quando levamos em consideração a relação entre custo e benefício que ele apresenta.

Por pouco mais de R$ 200, o produto se mostra uma boa opção para quem está em busca de uma solução que cumpre suas funções bem, mesmo sem se destacar frente à concorrência. Mesmo não tendo o mesmo nível de qualidade de opções como a JBL Charge 2 (de R$ 700), a novidade definitivamente se destaca entre alternativas que possuem a mesma faixa de preço.

Assim, quem procura uma opção de caixa Bluetooth econômica e repleta de funcionalidades não vai se decepcionar com a PC Yes! Sensation. Com um preço acessível, o modelo possui uma qualidade sonora competente e deve agradar a quem não quer gastar muito para preencher de música um ambiente de sua casa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.