Segundo patente, Google Car vai usar telas e sons para falar com pedestres

1 min de leitura
Imagem de: Segundo patente, Google Car vai usar telas e sons para falar com pedestres

Uma nova patente preenchida pela Google indica que, no futuro, os carros autônomos da empresa vão ser capazes de se comunicar com as pessoas na rua. Isso, por sua vez, permitiria ao veículo avisar a um pedestre incauto a tomar cuidado ou mesmo sinalizar quando ele poderia atravessar.

E como o Google Car faria para avisar as pessoas próximas disso? Da maneira mais chamativa possível, é claro – ou seja, com telas nas laterais, frente e traseira do veículo que mostram avisos como “Pare”, “Não atravesse”, “É seguro atravessar” e outros sinais de trânsito. Um conjunto de alto-falantes também ajudaria a dar avisos sonoros para os transeuntes, vale notar.

Além das ideias curiosas acima, há ainda algumas um tanto estranhas, como é o caso da utilização de uma mão robótica ou mesmo de um olho, que indicariam ao pedestre que o carro está vendo ele. E porque seria estranho? Bem, basta imaginar isso acontecendo para cada pessoa próxima caso o carro esteja no meio de uma travessia movimentada para imaginar o problema.

Por mais bizarras que partes das ideias possam ser, não há como negar que elas têm potencial de ajudar as pessoas não apenas a prestarem mais atenção no veículo, mas também a terem menos medo de se aproximar de um carro se move de maneira autônoma. Como estamos falando de uma patente, isso pode nunca se tornar realidade, mas vamos torcer que esse sistema saia do papel – ao menos sobre a parte das telas e alto-falantes.

O que você prevê para um futuro com carros autônomos? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.