Google vai comprar patentes para evitar que os trolls se tornem uma ameaça

1 min de leitura
Imagem de: Google vai comprar patentes para evitar que os trolls se tornem uma ameaça

Você já ouviu falar sobre os “Patent Trolls” (Ou Trolls de Patentes)? Tratam-se de pessoas ou empresas que se especializam em registrar patentes sobre tecnologias ou técnicas sem fins de aplicação própria, apenas para que possam abrir processos contra outras empresas que podem usá-las em seus produtos. A prática não é ilegal, mas controversa e bastante repudiada pelas grandes fabricantes — representando mais de 60% de todos os processos de patentes nos EUA.

Pensando em barrar esse tipo de atividade, a Google está abrindo um novo programa e canal de contato com “inventores” de patentes. Por meio disso, a empresa de Mountain View vai permitir que as pessoas vão até ela para vender os registros previamente. Nas palavras do ArsTechnica , a Google quer “desarmar os trolls comprando suas patentes antes que elas virem armas”.

Esta “Promoção de Compra de Patentes” (Patent Purchase Promotion, como vem sendo chamado) vai passar por uma fase de testes entre os dias 8 e 22 de maio deste ano. A Google afirma que o grande foco do projeto é “remover a fricção do mercado de patentes e melhorar os cenários” relacionados a ele. Será que os “Trolls” vão vender esses documentos ou é mais lucrativo arriscar um processo? E você, já tem alguma patente para vender para a Google?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.