Patente da Apple prevê a leitura de impressões diretamente a partir da tela

1 min de leitura
Imagem de: Patente da Apple prevê a leitura de impressões diretamente a partir da tela

O TouchID da Apple, funcionalidade que permite a autenticação através da impressão digital, é um dos recursos mais atraentes nos aparelhos recentes da companhia. Apesar de não ser uma exclusividade, o funcionamento é bastante interessante e diferente do que encontramos nos concorrentes. Mas e se a Apple decidisse eliminar o botão central dos dispositivos, local onde está localizado o leitor de digitais?

Segundo uma patente recentemente registrada pela companhia, isso não vai ser um problema, já que a empresa poderá usar a tela como leitor de impressões digitais. Intitulado “Fingerprint Sensor in an Electronic Device” (em tradução direta, “Sensor de Impressão Digital em um Dispositivo Eletrônico”), o documento descreve a ideia de usar a própria região do display para escanear e autenticar biométricamente os usuários.

Touchscreen funcionando com escaner de digitais.

Escaneando vários dedos

O recurso, obviamente, ainda não deve ter sido aplicado na prática pela Apple, mas oferece uma ideia muito boa e que pode representar a extinção definitiva do botão “Home” dos dispositivos da empresa. Além disso, tablets também tirariam proveito dessa solução, oferecendo um display capaz de escanear várias impressões ao mesmo tempo.

Um problema, no entanto, seria a necessidade de diminuir a qualidade e sensibilidade das telas dos aparelhos. Segundo o site Apple Insider, essa manobra seria necessária para fazer com que a leitura funcionasse corretamente, da mesma forma que o TouchID hoje funciona. Uma solução, entretanto, seria transformar apenas parte da tela em um leitor de impressões digitais. Será que a ideia vai vingar?

Leitura de impressões digitais em vários pontos em telas maiores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.