Bill Gates quer impedir que bisbilhoteiros gravem a tela de seus gadgets

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates quer impedir que bisbilhoteiros gravem a tela de seus gadgets

(Fonte da imagem: US Patent and Trademark Office)

Com o advento dos gadgets vestíveis – tais como o Google Glass, que foi vendido abertamente para cidadãos estadunidenses na última terça-feira (15) –, as discussões acerca da privacidade nos tempos modernos têm se intensificado cada vez mais.

Não é para menos: é cada vez mais fácil usar câmeras escondidas, praticamente imperceptíveis, para filmar coisas que você definitivamente não poderia estar filmando (ou fotografando) em condições normais. Já parou para imaginar o que você fará no dia em que estiver usando um caixa eletrônico e perceber que há um indivíduo atrás de você equipado com os óculos inteligentes da Google?

Ao que tudo indica, o milionário Bill Gates já imaginou isso – e resolveu tomar atitudes drásticas para evitar esse tipo de situação desconfortável. Uma patente recentemente submetida aos órgãos competentes dos Estados Unidos e que lista o fundador da Microsoft como um dos “inventores” propõe a criação de um módulo capaz de averiguar todo o ambiente ao seu redor, detectando a presença de máquinas fotográficas e reagindo de formas variadas para evitar eventuais filmagens do conteúdo que estiver sendo reproduzido na tela.

(Fonte da imagem: US Patent and Trademark Office)

Evitando atos de espionagem

Esse sistema (que teoricamente poderia ser instalado em qualquer gadget, mas que parece ser focado em caixas eletrônicos) utiliza uma câmera e algoritmos inteligentes para encontrar máquinas DSLR, point-and-shoot, filmadoras de mão e até mesmo pequenos celulares que contenham uma lente fotográfica.

Ao perceber qualquer sinal de perigo, o módulo poderia reagir tanto de forma discreta (alertando o usuário sobre a presença de um bisbilhoteiro) quanto de maneira mais agressiva (editando ou borrando o conteúdo sensível exibido no display).

Gates não é o único nome de peso que consta no projeto – Nathan Myhrvold, antigo CTO da Microsoft e fundador da Intellectual Ventures, também está na lista de idealizadores do sistema. Será que a ideia tem futuro?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.