Formate seu pendrive em NTFS no Windows XP

1 min de leitura
Imagem de: Formate seu pendrive em NTFS no Windows XP

As diferenças entre as formatações FAT32 e NTFS são evidentes: enquanto as vantagens da primeira restringem-se, basicamente, a uma maior compatibilidade com sistemas operacionais distintos, a última permite arquivos maiores em seu sistema – além dos recursos de encriptação e de atribuição de permissões. Dessa forma o NTFS é notavelmente superior ao FAT32, principalmente no quesito desempenho (velocidade com que as informações são acessadas).

Usuários que têm o Windows XP como sistema operacional, entretanto, devem ter se deparado com uma característica frustrante: ao utilizar a ferramenta de formatação de disco em memórias do tipo USB (pendrives, iPods etc.), o formato NTFS não está disponível.

Indisponível? Por quê?

respIsso ocorre porque, por padrão, o Windows XP não utiliza gravação em cache nas memórias USB; a consequência desse fato é a impossibilidade de utilizar o sistema NTFS para formatá-las, tendo, como único proveito, conectar e desconectar a referida memória de seu computador sem precisar fazer uso do recurso “Remover hardware com segurança”.

E AGORA, JOSÉ?

Há dois “jeitinhos” para driblar essa inconveniência: um é alterando as configurações da memória, através do seu menu de Propriedades; o outro é por meio de uma ferramenta (programa) desenvolvida especificamente para esse fim.

1. Otimizar para desempenho

Primeiramente, abra o menu “Propriedades” da sua memória USB. Na aba “Hardware”, selecione o dispositivo adequado e clique novamente em “Propriedades”. Vá até a guia “Diretivas” e escolha a opção “Otimizar para desempenho”; em seguida, clique em “Ok”.

desemp

Note que, a partir de agora, o sistema NTFS estará disponível no menu de formatação de disco do Windows XP.

2. Programas alternativos

Se você tem medo de modificar as configurações do seu PC e/ou procura por um método alternativo de realizar o processo, o HP USB Disk Storage Format Tool é a opção mais indicada. Trata-se de um software com interface bem semelhante à da ferramenta de formatação original do Windows, bastando selecionar “NTFS” em “File system” e dar início ao procedimento (clicando em “Start”); você pode, ainda, marcar as caixas de seleção “Quick Format” para executar uma formatação rápida e “Enable Compression” para habilitar o sistema de compressão de arquivos nativo do formato NTFS.

hpusb

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.