Como formatar uma única partição do disco rígido?

Aprenda os passos necessários para apagar completamente os dados de uma única divisão do disco rígido, sem influenciar no funcionamento das demais.
  • Visualizações59.323 visualizações
Por Felipe Gugelmin em 28 de Junho de 2011

Como formatar uma única partição do disco rígido?

Além de permitir uma maior organização para os arquivos utilizados pelo usuário e aumentar a proteção contra ataques de vírus, particionar o disco rígido também traz como vantagem facilitar o processo de formatação da máquina.

Especialmente quando há uma divisão do disco rígido que tem como objetivo armazenar somente o sistema operacional, não é preciso reinstalar o Windows toda vez que uma formatação for necessária – basta selecionar somente as partições problemáticas para em poucos minutos o desempenho da máquina seja aprimorado.

Confira abaixo as etapas necessárias para formatar somente uma partição do disco rígido, sem que o processo influa nas demais.

Partição sem o sistema operacional

1) Abra o diretório “Computador”;

Como formatar uma única partição do disco rígido?

2) Na janela que abre, serão exibidas todas as unidades de disco presentes no computador;

Como formatar uma única partição do disco rígido?

3) Clique com o botão direito do mouse sobre aquela que deve ser formatada e, em seguida, selecione a opção “Formatar”;

Como formatar uma única partição do disco rígido?

4) Na janela que abre, serão exibidos detalhes como o sistema de arquivos utilizado, o tamanho da unidade de alocação e o Rótulo do volume (Nome que o sistema operacional utiliza para identificá-lo). Caso deseje restaurar o dispositivo aos padrões de fábrica, clique em “Restaurar padrões do dispositivo”. Caso contrário, deixe os campos da maneira como estão;

Como formatar uma única partição do disco rígido?

5) Ao selecionar a opção “Formatação rápida”, o sistema operacional não vai realizar a remoção completa dos arquivos, simplesmente irá permitir que o usuário os sobrescreva. Desmarcar a opção faz com que o processo total leve mais tempo, porém garante um resultado final mais satisfatório;

Como formatar uma única partição do disco rígido?

6) Ao finalizar as configurações, clique em “Iniciar” para que o processo de formatação comece. O tempo total de espera dependerá basicamente do tamanho da partição selecionada – quanto maior, mais tempo será necessário para a formatação terminar.

Como formatar uma única partição do disco rígido?

Partição na qual o sistema operacional está instalado

Caso a partição que deve ser formatada seja aquela na qual o sistema operacional está instalado, o processo ocorre de forma diferente. Note que os passos mostrados estão relacionados a uma máquina que utiliza o Windows 7.

1) Certifique-se de que o boot via CD/DVD está habilitado na BIOS. Caso nunca tenha mexido nisso, não se preocupe – a maioria dos computadores já vem com a opção ativada;

2) Coloque o disco de instalação do Windows no drive de leitura e reinicie a máquina;

3) Na página Instalar o Windows, selecione o idioma e outras preferência, e em seguida clique em “Avançar”;

4) Após ler e aceitar os termos do sistema, na página “Que tipo de instalação você deseja?”, clique em “Personalizada”;

5) Na página “Onde deseja instalar o Windows?”, clique em “Opções de unidade (avançadas)”. Em seguida, clique na partição que deve ser alterada, selecione a opção de formatação desejada e siga as instruções mostradas na tela;

6) Ao finalizar a formatação, clique em “Avançar” e prossiga normalmente com a instalação do sistema operacional.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!