Review: testamos a Panasonic Viera 55”, a TV do Big Brother Brasil

12 min de leitura
Imagem de: Review: testamos a Panasonic Viera 55”, a TV do Big Brother Brasil
Imagem: Panasonic

A disputa no mercado de televisores inteligentes continua acirrada. Samsung, LG e Philips lançam novos modelos de smart TVs a cada ano e tentam convencer o consumidor oferecendo apps exclusivos, sistemas operacionais próprios e outras características que você não encontra na marca rival.

Nessa batalha, a Panasonic muitas vezes se encontra em uma posição tímida, fazendo pouco alarde em relação aos seus televisores disponíveis no mercado brasileiro. Um de seus modelos top de linha, contudo, vem sendo bastante comentado pelos amantes da tecnologia por conta do status curioso que adquiriu após ser empregado no reality show mais famoso do Brasil: estamos falando da Viera 55”, a TV utilizada no Big Brother Brasil.

Disponível nas gôndolas pelo preço sugerido de R$ 3,4 mil, a TC-55AS700B faz parte da família Life+Screen, anunciada pela Panasonic como “uma nova categoria de produtos desenvolvida para ir além da smart TV”. Entre os diferenciais prometidos pela marca, destacam-se uma interface bem mais amigável e personalizável, maior fluidez durante a navegação pelos recursos inteligentes e funcionalidades de comunicação que lhe permitem interagir com seus amigos de uma forma extremamente prática. Será que vale a pena investir na TV do BBB? É isto que veremos ao longo desta análise.

Design do aparelho

Visualmente falando, a Viera 55” não possui nada de revolucionário. Isso não quer dizer que o modelo não seja bonito – muito pelo contrário, o dispositivo possui um design minimalista e elegante, com bordas finas e prateadas que combinam com o suporte metálico. Não há quaisquer botões na região frontal do televisor: todos estão organizados em fila vertical na traseira do produto.

A base da TC-55AS700B possui um sistema razoavelmente prático de encaixe e desencaixe, sendo necessário utilizar oito parafusos (inclusos) para fixá-la na traseira da TV. A única dificuldade enfrentada por nossa equipe durante essa montagem foi lidar com o peso do aparelho (19 kg); interessante observar que só a base pesa 1 kg. Podemos dizer que a Viera 55” não é exatamente o televisor mais leve do mercado.

O modelo não acompanha um suporte de parede, mas conta com as clássicas furações que respeitam o padrão VESA – ou seja, é fácil encontrar um encosto compatível com o modelo em lojas especializadas nesse tipo de produto. Para a realização desta análise, preferimos manter o aparelho em sua base (que, apesar de aparentar certa fragilidade à distância, se mostrou bastante confiável e resistente em nossas mãos).

Controles remotos

A primeira coisa que chama atenção no televisor da Panasonic é que ele acompanha não apenas um, mas sim dois controles remotos distintos. O primeiro deles é bem básico e adota um layout tradicional, com teclas alfanuméricas, botões para convocação de menus etc. Ele se comunica com a TV através de sinais infravermelhos e só se destaca por oferecer atalhos bem úteis para algumas funcionalidades do aparelho (como Netflix, Chat Mode e telas iniciais, que comentaremos em detalhes posteriormente).

Interessante mesmo é o segundo controle que vem na caixa da smart TV. Compacto e conectado ao televisor via Bluetooth, o acessório possui uma espécie de touchpad (uma área circular sensível ao toque) que facilita muito a navegação pelos menos da Viera. Na traseira localiza-se um “gatilho” que serve como botão “Ok” (lembra um pouco o botão B do Wii Remote, controle do console Nintendo Wii).

Como se não bastasse, o componente também possui um microfone integrado, que é utilizado nos comandos de voz da TV (Voice Assistant, que também comentaremos em detalhes em um momento futuro). Algumas pessoas podem considerar essa divisão de dois controles como algo incômodo – afinal, seria bem mais prático reunir todas as funcionalidades do televisor em apenas um único acessório, não é mesmo?

Bom, não necessariamente. Os dois controles possuem perfis de uso distintos, e de fato podemos dividir os usuários da smart TV em dois públicos diferentes: aqueles que farão uso constante dos recursos mais avançados do modelo (como os comandos de voz e navegação em aplicativos, que é mais intuitiva com o touchpad) e aqueles que não possuem intimidade com essas novidades tecnológicas e preferem o bom e velho controle tradicional, que tem a vantagem de um menor consumo energético (Bluetooth exige muito mais de uma pilha do que infravermelho).

Indo contra a corrente e ignorando uma aparente tendência no segmento de smart TVs, a Viera 55” não acompanha qualquer tipo de teclado QWERTY para facilitar a digitação de textos – tampouco a Panasonic comercializa esse tipo de acessório de maneira avulsa. Contudo, é perfeitamente possível conectar um teclado convencional (seja cabeado via USB ou wireless com dongle) para ter maior agilidade na hora de escrever algo no televisor.

Qualidade de imagem e potência sonora

A Panasonic possui uma experiência louvável no mercado de televisores e dificilmente nos decepcionaria em relação à qualidade de imagem da Viera 55”. O modelo analisado oferece bom contraste e excelente nitidez. Infelizmente ele não conta com suporte para a resolução 4K (que está na moda atualmente), mas lida muito bem com imagens Full HD (1920x1080 pixels). Em testes efetuados com o Lagom, só ficamos um pouco decepcionados com os níveis de preto (sendo muito difícil distinguir tons mais escuros da cor negra) e com a saturação do modelo.

Os conteúdos reproduzidos na TV sofrem muito pouco com o temido efeito blur, e tudo graças à tecnologia backlight blinking, que adiciona frames pretos entre os quadros para melhorar a taxa de resposta e proporcionar imagens de movimento mais suaves, reduzindo problemas de ghosting. Isso é ótimo para quem pretende jogar games ou assistir partidas esportivas no televisor. Tais frames são imperceptíveis para o olho humano, mas fazem a diferença por “limpar” o painel antes de o próximo quadro ser exibido.

A Viera 55” é compatível com imagens em 3D, sendo capaz também de converter vídeos em 2D para o mundo tridimensional. Dois óculos passivos (bem leves e aparentemente frágeis, por sinal) acompanham o produto. Contudo, para que o efeito seja o melhor possível, o telespectador precisa estar com os olhos alinhados verticalmente com o display – ou seja, você mal consegue enxergar o 3D estando posicionado acima ou abaixo da linha da TV.

A experiência audiovisual da smart TV testada é completada com os dois speakers de 10 W cada localizados nas extremidades da traseira do aparelho. A Viera consegue proporcionar um surround bastante imersivo, o que pode ser percebido sobretudo quando você joga algum game no televisor. O áudio emitido pelos alto-falantes é bastante limpo, até mesmo quando o volume está nível mais alto.

Interface e sistema operacional

Ainda que não chegue aos pés do WebOS da LG, o sistema operacional desenvolvido pela Panasonic para equipar a linha de TVs Viera é de alta qualidade. Fluida, a interface do televisor se destaca sobretudo por conta do recurso My Home Screen, que garante maior individualidade e personalização para seus usuários. Apresentada pela primeira vez em 2013, a tecnologia permite que você configure várias telas iniciais (homescreens) para sua televisão, sendo possível alternar entre cada uma delas com poucos botões do controle remoto.

Essas homescreens funcionam como uma espécie de mosaico, sendo que cada quadro pode ser atribuído para exibir um aplicativo. A Viera 55” sai de fábrica com algumas telas prontas (como a “Informações”, que se foca em mostrar notícias gerais, e a “Tela do Torcedor”, cheia de widgets perfeitos para o amante do futebol); todavia, você pode baixar novos temas através do Screen Market e customizá-los livremente escolhendo detalhes como tamanho dos quadros, imagem de fundo e assim por diante.

O televisor permite a configuração de diferentes contas de usuário, algo muito útil para a convivência saudável em ambiente familiar. Dessa forma, cada homescreen personalizada pode ser atribuída a determinado usuário – você não vai precisar brigar com seu irmão mais novo por ele ter removido um aplicativo da sua tela inicial, por exemplo. Através do Voice Assistant, cada usuário pode “chamar” sua tela customizada usando comandos de voz, e cada perfil consegue armazenar um padrão de fala diferente.

Edição de uma tela inicial; os quadrados vazios podem ser preenchidos com apps de sua escolha

Chat Mode: comentando a grade televisiva em tempo real

Várias fabricantes têm incluído recursos sociais em suas smart TVs, e a Panasonic não poderia ser uma exceção à regra. Entre as funções inteligentes da Viera 55”, a que ganha maior destaque na publicidade da própria empresa japonesa é o aplicativo exclusivo batizado como Chat Mode. Basicamente, ele permite que você converse com seus amigos do Facebook sobre uma novela, uma partida futebolística ou outro conteúdo televisivo qualquer sem ter que tirar os olhos da própria TV.

Para usá-lo, é necessário se assegurar de que o televisor está captando sinais de TV digital aberta. Usando o guia de programação, você cria um lembrete para que o chat seja iniciado no horário específico do conteúdo que você deseja comentar e seleciona os amigos que devem participar do bate-papo. Nesse momento, uma página de evento é criada no Facebook, e os contatos escolhidos são notificados sobre seu convite.

Ao abrir o chat em si, uma pequena coluna surge no lado direito da tela (reduzindo levemente o tamanho da imagem da TV), exibindo tudo o que seus colegas publicarem na página do evento supracitada. Você também pode enviar comentários diretamente pela TV, usando o teclado virtual ou externo conectado via porta USB.

O bacana do Chat Mode é que seus amigos não precisam ter uma Viera para interagir com você: visto que a comunicação tem como base a plataforma de eventos do próprio Facebook, eles podem comentar sobre o assunto em pauta usando um computador, um tablet ou até mesmo um smartphone comum.

A configuração do aplicativo é bem rápida e simples, mas aqueles que possuem uma preocupação maior com o quesito privacidade certamente se sentirão desconfortáveis com a grande quantia de permissões que o Chat Mode exige de seu perfil na rede social (ler suas informações, gerenciar seus eventos, publicar por você em seu mural e na timeline de contatos etc.).

Teclado da Viera 55" utilizado no Chat Mode

Aplicativos e outros recursos exclusivos

A Viera 55” conta com uma variedade decente de apps pré-instalados, como clientes do Skype (que requere uma web cam própria da Panasonic, vendida separadamente por absurdos R$ 499, para funcionar), Netflix, YouTube e o útil Cloud Note, software para você armazenar algumas anotações básicas na memória da TV.

Uma loja própria lhe permite expandir as funcionalidades do aparelho ao baixar mais aplicativos gratuitos, incluindo alguns joguinhos simples para passar o tempo. Comparando com as lojas encontradas em outras smart TVs (como as da Samsung e da LG), a store da Panasonic possui atualmente uma quantidade limitada de apps, mas ela ao menos recebe atualizações constantes (o que não ocorre na loja das TVs da Philips, por exemplo).

Outra coisa de que gostamos bastante no modelo analisado é o My Stream, um portal que agrega uma grande quantidade de vídeos online (como vídeos on-demand) e que se adapta aos gostos do usuário para recomendar o tipo de conteúdo mais apropriado ao seu perfil.

Também aprovamos os comandos do Voice Assistant, cujo reconhecimento de voz é rápido e eficaz. Basta tocar em um botão do controle Bluetooth e ditar a frase perto do microfone do acessório: a Viera responde a comandos do tipo “Apps” (para abrir a tela de aplicativos) e “Minha Tela” (para abrir sua homescreen customizada).

Quantidade de apps e recursos smart do modelo analisado é satisfatória

Conectividade: seu celular no comando de tudo

É comum que as fabricantes de smart TVs disponibilizem aplicativos para dispositivos móveis que emulam o controle remoto de seus televisores na telinha de seu celular ou tablet. Contudo, a Panasonic leva esse conceito para um nível superior com o TV Remote 2, um software totalmente gratuito com versões para Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui). Nos arriscamos inclusive a dizer que a experiência do usuário com as TVs Viera não estará completa caso ele não experimente tal aplicativo em seu gadget portátil.

Acredite ou não, operar os recursos do modelo analisado é uma tarefa muito mais fácil usando o controle touch virtual no celular do que usando o controle real. A tela sensível ao toque dos smartphones é bem mais sensível, e a conexão WiFi proporciona uma troca de informações bem mais ágil do que o protocolo Bluetooth. Além disso, o aplicativo reúne os dois controles em uma única interface, descartando a necessidade de ter sempre ambos perto de você para usar todas as funcionalidades da Viera.

TV Remote 2 sendo executado em um smartphone Android

E engana-se quem acha que as utilidades do TV Remote 2 acabam por aí. O aplicativo também integra o sensacional recurso Swipe & Share, no qual você literalmente “lança” um conteúdo presente na memória interna de seu dispositivo (como uma foto, uma música ou um vídeo) para a telona, bastando selecionar o arquivo através de um explorador interno do software e fazer um gesto de arremesso (jogando o documento para a região superior da tela de seu celular).

Não satisfeito, o software possibilita o espelhamento da tela de seu gadget na TV (para que você possa jogar games em uma tela maior, por exemplo), a execução remota de aplicativos instalados na Viera e a troca de informações entre o celular e o televisor mesmo quando os aparelhos estão distantes. Com isso, você pode fazer coisas incríveis, como usar seu celular para escrever um recado no Cloud Note que será visualizado por quem estiver usando a smart TV em sua casa.

Vale a pena?

A TC-55AS700B é, sem dúvidas, uma das melhores TVs inteligentes que você pode encontrar hoje nas gôndolas brasileiras. O modelo agrega excelente qualidade de imagem, boa potência sonora, um sistema operacional bastante fluido e uma integração com plataformas sociais de dar inveja a outras smart TVs disponíveis no mercado. O Chat Mode é um recurso genial e muito útil para quem adora comentar as cenas daquela novela ou melhores jogadas de uma partida de futebol com seus amigos na internet.

O controle remoto com touchpad e microfone é um dos diferenciais que podemos destacar no televisor. O aplicativo TV Remote 2 também superou as nossas expectativas, proporcionando uma integração TV-celular muito superior ao que geralmente é visto por aí. Só ficamos decepcionados com o sistema de digitação, que é um pouco incômodo para quem planeja escrever textos mais longos com frequência.

Ele se baseia no uso das teclas de navegação para escolher letra por letra em um teclado virtual, o que é uma forma nada ágil de redigir. Esse problema, contudo, pode ser resolvido facilmente com um teclado USB externo (também é possível digitar através de um smartphone ou tablet via aplicativo supracitado).

A Viera já pode ser encontrada em lojas populares – como Americanas e Extra) por um preço médio de R$ 3,4 mil (sendo possível obter um desconto de até R$ 340 caso você pague à vista). Trata-se de um valor justo para um televisor com 55 polegadas e tantas qualidades assim. Nessa mesma média de preço e com uma qualidade geral semelhante à Viera 55”, podemos citar a LG 55LB6500 (equipada com WebOS) e a Samsung UN55H8000AGXZD. A Viera está à altura desses seus competidores e consegue proporcionar uma experiência multimídia muito agradável ao consumidor.

Se você está disposto a investir pesado em uma smart TV fluida, com interface amigável, imagem de qualidade excelente e diversos recursos exclusivos que são de fato úteis (e não estão lá apenas para preencher espaço), sem se importar com suporte à resolução Ultra HD, vale a pena considerar a televisão oficial do Big Brother Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.