Chuveiro ou GPU? Overclock extremo faz PC consumir 2.000 W de potência

2 min de leitura
Imagem de: Chuveiro ou GPU? Overclock extremo faz PC consumir 2.000 W de potência

As placas de vídeo mais poderosas da atualidade consomem uma grande quantidade de energia. É bem comum ver modelos que precisam de quase 300 W para funcionar com sua capacidade máxima. Se um mesmo computador utiliza duas ou mais placas de vídeo ao mesmo tempo esse valor pode aumentar ainda mais.

Mas qual é o limite de energia que um PC pode consumir? Que tipo de fonte de alimentação é necessária para dar conta de duas GPUs? Neste vídeo, o overclocker Ronaldo "rbuass" Buassali e seu parceiro Jacson Luiz "schenckel bros", do Team Corsair, mostram que nem mesmo uma das fontes mais poderosas do mundo é capaz de dar conta de duas placas de vídeos modificadas ao extremo.

A equipe montou uma máquina utilizando duas placas MSI R9 290X alteradas (veja aqui como isso foi feito) espetadas em uma placa mãe ASUS Rampage 4 Black Edition e um processador Intel Ivy Bridge E rodando a 6.100 Mhz. A fonte de alimentação é uma Corsair AX1500i.

Consumo exagerado?

Segundo Buassali, a fonte aguentou fornecer 1.920 W para a máquina antes de os sistemas de proteção “desarmarem” o equipamento. Um resultado excelente para uma fonte que garante até 1.500 W. O overclocker também disse que essa mesma configuração pode chegar a consumir mais de 2.200 W.

O objetivo da equipe foi bater o recorde mundial com duas placas de vídeo e apenas uma fonte de alimentação, tarefa que possivelmente seria realizada com êxito se a máquina não tivesse desligado. Isso rendeu a eles um total de 32.802 pontos no 3DMark 11, valor que representa a terceira melhor marca alcançada no mundo.

Obviamente é preciso lembrar que, em condições normais, o consumo de energia de um computador — mesmo que utilize duas placas de vídeo — é muito mais baixo que isso. Contudo, é sempre bom ficar atento quanto ao dimensionamento da fonte de alimentação para evitar problemas.

Recorde mundial

Buassali também afirma que o objetivo desse vídeo é mostrar que duas placas de vídeo podem consumir uma quantidade absurda de energia em casos de overclocking extremo e lembra que em outra ocasião já trabalhou com duas placas de vídeo GeForce GTX 780 Ti da NVIDIA e conseguiu bater o recorde mundial na categoria 3DMark 11. Naquela ocasião, as duas VGAs "puxaram" 1571 Watts da tomada.

Para completar, o overclocker diz que “o intuito principal deste vídeo é mostrar um pouco mais sobre esta arte que tanto gostamos, e se possível incentivar novos praticantes”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.