Hotmail já era: conheça em detalhes o novo Outlook

4 min de leitura
Imagem de: Hotmail já era: conheça em detalhes o novo Outlook

Se você imaginou que a temporada de grandes anúncios da Microsoft já havia terminado, prepare-se para uma nova surpresa. Sem muito alarde, a empresa fundada por Bill Gates modificou completamente a interface do seu cliente de email, o Hotmail.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade já pode ser conferida online e para isso basta acessar o endereço Outlook.com e entrar com seu login e senha do Hotmail ou Windows Live. Você pode conferir nossa análise mais detalhada sobre o serviço acessando a página do aplicativo no Baixaki.

A partir de agora, o nome Hotmail passa a figurar em segundo plano e oficialmente o serviço de emails da empresa é o Outlook.com. Quem já possui em endereço de email com a extensão @hotmail pode modificar a URL para @outlook. As mensagens enviadas para o endereço antigo serão automaticamente redirecionadas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)

Além da interface completamente diferenciada, que segue a mesma identidade visual do Windows 8 com a interface Metro e dos demais aplicativos da empresa, como o Office 2013, o novo cliente de email agora está integrado ao Skype, ao Facebook e até mesmo ao Twitter, além de ser compatível com o SkyDrive.

Um visual completamente renovado

A mudança é radical: não espere encontrar absolutamente nada do que existia antes no Hotmail. Quando você começa a usar o novo Outlook, a primeira coisa que chama a atenção é a interface Metro, já conhecida daqueles que utilizam o Windows 8, mas basta navegar um pouco por ele para perceber as novas funcionalidades.

(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)

A interface simplificada também apresenta outro ponto positivo: o Outlook parece mais rápido em seu carregamento de páginas, e o visual segue a mesma identidade visual do recém-lançado Office 2013. Por padrão, a nova visualização de entrada é uma tela com três colunas, em que a esquerda lista as pastas, a do centro exibe as mensagens e a da direita pode ser customizada.

Na lateral direita da tela principal, as opções que podem ser configuradas são as seguintes:

  • Lembretes: você pode sincronizar o seu calendário em todos os dispositivos, como tablets e smartphones, e visualizar as novidades na barra lateral sempre que acessar a sua conta de email;
  • Redes sociais: seus contatos do Twitter e do Facebook podem ser acessados rapidamente a partir da caixa de entrada do email. No caso do Facebook, é possível conversar via chat com os seus amigos;
  • Outras contas: se você possui outras contas de email, chegou a hora de centralizar tudo em um só lugar. Importando contatos, você recebe as atualizações de outros endereços em um só serviço;
  • Atualizações das redes sociais: tudo o que rola de mais importante no Facebook e no Twitter pode ser conferido na caixa de entrada do Outlook, sem que você precise sair da página;
  • Gerencie contatos: permite que você crie grupos a partir de endereços de email, tornando a sua caixa de entrada completamente personalizada.

Além dos novos recursos, você pode ainda escolher qual será a cor da barra superior da interface, que por padrão é azul. Basta clicar no símbolo de “Configurações”, no canto superior direito, e escolher um entre 12 tons: rosa, vermelho-escuro, laranja-escuro, laranja, verde-claro, verde, azul-petróleo claro, azul-petróleo, azul-claro, azul, roxo-escuro e roxo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)

Mensagens agrupadas

Se você usa o Gmail, certamente já deve estar acostumado à opção que mostra diversas mensagens recebidas de um mesmo contato agrupadas sob um mesmo item. Até então, o Hotmail ignorava por completo essa possibilidade, mas agora ela também pode ser habilitada. Por padrão, a lista unitária de emails permanece ativa, mas você escolhe se deseja mudar o estilo ou não.

Mais facilidades

Se você recebeu um link para um vídeo do YouTube em seu email, você poderá assistir ao vídeo sem precisar sair da página, bastando para isso clicar sobre ele e dar play no conteúdo. Documentos do Office, como arquivos do Word, do Excel e do Power Point, também podem ser conferidos online e, se você preferir, pode salvar o conteúdo direto no SkyDrive.

(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)

A integração com outros aplicativos também transforma o Outlook em uma verdadeira central social, permitindo que você acesse dezenas de serviços sem precisar sair da caixa de entrada do email. Para breve, a Microsoft promete ainda integração com o Skype, permitindo chat com vídeo diretamente na página em que você confere as suas mensagens.

Gerenciamento de contatos

Que tal criar grupos de amigos a partir dos contatos existentes em suas redes sociais? O novo Outlook permite que você faça isso com muita facilidade. Além dos contatos já existentes no MSN Messenger, você pode ordenar também seus contatos do Twitter, do Facebook e do LinkedIn.

(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)

Integração com tablets e smartphones

Por fim, outro grande recurso que promete ser um dos principais para quem utiliza as plataformas da Microsoft é a sua integração com as versões portáteis, tanto para smartphones quanto para tablets. Com ela, você terá a garantia de que, independente da plataforma que você esteja utilizando, poderá acessar os dados de email em uma interface similar, sem nenhum tipo de complicação.

.....

Fonte: The Verge, Outlook

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.