Você sabia? Google disponibiliza acervo de todas as comunidades do Orkut

2 min de leitura
Imagem de: Você sabia? Google disponibiliza acervo de todas as comunidades do Orkut

No dia 30 de setembro de 2014, foi decretado o fim do Orkut, uma das redes sociais que mais atraiu o público em nosso país. O serviço esteve em funcionamento desde janeiro de 2004 e, sem conseguir competir com o Facebook e longe dos planos da Google, encerrou todos os recursos que tomaram boa parte de nossas vidas.

Como já sabíamos, as comunidades (aqueles grupos que reuniam pessoas que, na maioria das vezes, tinham algum interesse em comum) do Orkut seriam eternizadas como se fossem peça de museu. A companhia prometeu que daria um jeito de fazer com que elas ainda estivessem acessíveis, mas não editáveis, para todas as pessoas da internet.

Promessa cumprida e, através deste link, é possível visualizar todas as comunidades com seus milhares de tópicos disponíveis.

Todas as comunidades estão agrupadas de acordo com a letra inicial de seu nome. Porém, dentro de cada separação, não há uma ordem específica para visualizar as opções. Ou seja, dentro da letra “A”, o grupo “Amigos também dizem EU TE AMO” não aparece mais para o final da lista, como era esperado.

Essa situação, infelizmente, torna praticamente impossível encontrar uma comunidade específica dentro do site. A mesma categoria mencionada anteriormente, da letra “A”, por exemplo, possui mais de 50 páginas e cada uma delas têm 100 itens listados em cada uma.

Quer excluir alguma coisa? Saiba como!

Caso você consiga a proeza de encontrar o que estava procurando e ainda se depare com algo que não gostaria que estivesse disponibilizado para todos, saiba que a Google oferece uma solução. Através da Central de Ajuda, a companhia explica como excluir postagens suas do arquivo de comunidades.

Para isso, acesse a sua conta da Google e vá até a opção “Ferramentas de dados” na parte superior da página. Lá, no menu “Gerenciamento da conta”, selecione “Excluir produtos”. E, finalmente dentro dessa opção, clique em “Remover Orkut permanentemente” para que, em poucos dias, todas as suas informações no Orkut sejam excluídas, incluindo qualquer post publicado nas comunidades da rede social.

A mesma Central de Ajuda também oferece mecanismos para denunciar conteúdos inapropriados ou que de alguma forma fira outras pessoas. Para fazer isso, a Google pede que o link da comunidade seja enviado para análise, junto com o motivo da denúncia.

Além disso tudo, a companhia também oferece a possibilidade de salvar as fotos, scraps e depoimentos deixados no Orkut. Para isso, a empresa disponibiliza o Google Takeout.

Poderia ser mais fácil

A Google poderia ter facilitado um pouco as coisas oferecendo um mecanismo de busca, tornando a tarefa de encontrar uma comunidade específica pelo menos “possível”. Entretanto, a reclamação perde o sentido se considerarmos o favor que a empresa está fazendo para nós.

Graças a essa página, os ex-usuários do Orkut, podem ter todo o conteúdo das nostálgicas comunidades disponíveis para todo o sempre. O difícil mesmo vai ser encontrar o que você está procurando. A vantagem, entretanto, é deparar-se com várias opções inusitadas e que você não esperava encontrar, como essa, por exemplo. Aproveite para compartilhar conosco as comunidades que vão deixar saudades para você no campo dos comentários!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.