Adeus definitivo: Orkut encerra suas atividades amanhã

1 min de leitura
Imagem de: Adeus definitivo: Orkut encerra suas atividades amanhã
Imagem: Ademar Fernandes

Há dez anos, um engenheiro da Google criou o Orkut naqueles “20% de tempo livre para projetos pessoais” que a empresa dá aos seus colaboradores. É possível que a rede social tenha sido o fruto mais lucrativo desse programa de incentivos aos funcionários, mas agora ela está chegando ao fim. Dessa vez é para valer. Se você ainda não sabia, o Orkut encerra suas atividades permanentemente amanhã.

O anúncio dessa notícia já foi feito em junho deste ano através do blog oficial da rede social, mas amanhã é realmente a data fatídica e, se você estava esperando que a Google voltasse atrás nessa decisão, é melhor aceitar o fato e começar salvar o que sobrou do seu perfil. Uma ferramenta chamada Google Takeout foi desenvolvida para que você possa fazer o download de todas as suas informações presentes  no Orkut ou importá-las para o Google+.

O que sobra?

As comunidades não serão todas deletadas, mas não será mais possível interagir através delas. Apenas arquivos online com todas as informações e interações de usuários ficarão disponíveis para consulta em um site que a Google ainda não especificou. Provavelmente, depois do dia de amanhã, esses detalhes serão revelados.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”, disse Paulo Golgher, o diretor de engenharia da Google para o Orkut.

A primeira grande rede social do Brasil está sendo encerrada pela Google porque ela não é mais rentável o suficiente para que a empresa se esforce em mantê-la no ar. Fora isso, o site enfrentou muita concorrência do Facebook e teve muitos problemas judiciais com conteúdo criminoso, como pornografia infantil. Por isso, a empresa prefere direcionar seus esforços para o YouTube, Blogger e Google+.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.