11 comunidades clássicas do Orkut

3 min de leitura
Imagem de: 11 comunidades clássicas do Orkut
Imagem: Orkut

O 30 de junho de 2014 será lembrado como o dia em que a morte do Orkut foi decretada: a rede social ganhou nesta segunda-feira uma data exata para ser desligada pela Google e, desde já, os brasileiros já lamentam o fim das postagens em comunidades, dos depoimentos secretos e dos scraps na fórmula "leio, respondo e apago".

Pensando nisso, o TecMundo tirou a poeira do Orkut e fez uma seleção com as comunidades mais populares, movimentadas, esquisitas e divertidas que a rede social abrigou por dez anos. De quantas delas você fazia parte?

Eu odeio acordar cedo

A maior comunidade do Orkut tem uma adesão absurda porque ninguém gosta de despertar nas primeiras horas do dia — e por causa da foto do Garfield. Ainda hoje, são 6,1 milhões de membros que participam de jogos como "Beija ou passa" ou "Tente postar em uma página inteira sem interrupções".

Anão vestido de Palhaço mata 8

Uma reunião daquelas notícias completamente malucas, com títulos que não faziam sentido e situações que, no maior estilo Sílvio Santos, você só acredita vendo. As postagens são frequentes até hoje.

Imagina se pega no olho?

Uma das frases mais clássicas de pais, avós e professores virou tema de comunidade. Nela, joguinhos temáticos no estilo "O que você jogaria no olho da pessoa?". E só.

Profiles de Gente Morta (PGM)

Essa comunidade mórbida era destinada a encontrar e postar perfis de brasileiros que faleceram e ainda contavam com um perfil no Orkut. O motivo? Ninguém sabe, mas eram muitos os membros dedicados à busca.

Sou legal, ñ tô te dando mole

Antes do termo "friendzone" ser popularizado, essa comunidade já era um clássico dos relacionamentos que dão errado: ser gentil com alguém não significa que há segundas intenções, mas muita gente não entendia isso.

Discografias

Quer conhecer uma banda nova ou encontrar aquele CD raro de um artista favorito? Antes do torrent e de serviços como Deezer e Spotify, a comunidade com discografias do Orkut era a solução. A original foi excluída, mas ainda existem "backups" nos confins da rede social.

Só mais 5 minutinhos

Só confirmando que gostamos mesmo de dormir e ficar enrolado nas cobertas, essa comunidade criada em maio de 2005 acumulou 2,5 milhões de membros. Se duvidar, tem gente que, mesmo crescida, fala isso até hoje.

Lênin, de três

Uma prova de que as comunidades do Orkut não precisavam de utilidade, muito menos de um tema. Aqui, basta uma foto engraçada e uma descrição inspirada. Vai dizer que você nunca imaginou essa partida acontecendo de verdade?

A trilogia da ironia

"O problema em ser irônico", "O 2º problema em ser irônico" e "O 3º problema em ser irônico" são três, mas formam uma só comunidade. Elas explicam uma situação clássica: quando pessoas utilizam-se de ironia para fazer uma piada, mas ninguém entende e acha que estamos falando sério — ou o contrário.

Tenho medo da Véia (o) Quaker!

Outro clássico é a comunidade sobre quem tem medo da "velha Quaker", o símbolo de uma empresa de alimentos. Na verdade, trata-se de um homem que teve a imagem imortalizada em 1957. A companhia não tem nada a ver com os quakers (Sociedade Religiosa dos Amigos), mas escolheu a caracterização porque os membros desses grupos estavam sempre relacionados à honestidade.

Futebol Alternativo

Uma das primeiras comunidades de futebol do Orkut não é sobre a Série A ou uma Copa do Mundo: a "FA" trata das últimas divisões de qualquer país que você possa imaginar, dos jogadores que não são lá essas coisas e de campos de areia que nem pensam em ter arquibancadas. Mesmo sem nunca ter sido um sucesso em número de membros, ainda está em funcionamento, mesmo que com um fluxo baixo de postagens.

...

Claro que nem todas podem ser colocadas nessa listas, e é aí que você entra: quais comunidades ficaram de fora e você não passava um dia ser visitar?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.