Orkut Plus: rede social ressurge com recursos especiais para os brasileiros

3 min de leitura
Imagem de: Orkut Plus: rede social ressurge com recursos especiais para os brasileiros

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Depois de perceber a baixa aceitação do público em relação ao Google Plus no Brasil, a empresa de Mountain View decidiu paralelamente reinvestir no Orkut como forma de combate ao Facebook. Segundo um executivo do departamento de engenharia de software da Google, a empresa já vinha estudando a reformulação da rede social desde 2012, mas somente agora encontrou uma oportunidade para isso.

A fonte, que preferiu não se identificar, afirma: “Já faz quase dois anos que estamos trabalhando em mudanças no layout e também na inclusão de novas funcionalidades. Agora, com as mudanças no Facebook e a insatisfação por parte dos usuários do serviço de Zuckerberg, o Orkut encontra a brecha que precisava para voltar ao mercado”.

Logo após recebermos as informações, entramos em contato com a Google e tivemos a confirmação do fato. E para quem se pergunta o que vai acontecer com o Google Plus, a resposta é bem simples: “Ele vai continuar existindo, como em todo o resto do mundo, mas agora haverá integração total com o novo Orkut no mercado brasileiro, que passa a se chamar Orkut Plus. Nós resolvemos enfrentar a concorrência com as duas plataformas, pois o brasileiro adora o Orkut, então não faz sentido deixarmos de lado uma plataforma que fez tanto sucesso no passado”.

Também tivemos acesso a uma fase Alpha do serviço, que nos permitiu trazer uma série de informações sobre os novos recursos — clique aqui para conferir uma screenshot completa de como vai ser o layout do serviço.

(Fonte da imagem: Reprodução/Orkut)

Interações com postagens dos amigos

A partir de agora, as interações não acontecem mais em fóruns dos usuários. Todas elas serão levadas para os próprios perfis e para uma linha do tempo, que permite mais facilidade nas conversas e também novas maneiras de interagir com os amigos. Algumas delas parecem ter sido importadas do concorrente — confira quais são:

  • Orkurtir: sempre que o usuário encontrar alguma postagem ou comentário que seja de seu agrado, pode clicar sobre um botão chamado “Orkurtir”.
  • Orkutizar: esse botão permite o rápido compartilhamento das informações com os outros amigos.
  • Orkutucar: quando a pessoa que postou a mensagem for muito interessante, você pode clicar em “Orkutucar” para mostrar que gostou de mais do que aquele texto ou fotografia.

Diversos jogos nos novos Orkapps

Você deve se lembrar do game “Colheita Feliz”. Pois ele está de volta junto com mais 753 apps iniciais, que a Google vai lançar em conjunto com a nova fase da rede social. E não são apenas jogos, pois a versão mobile do serviço vai trazer também alguns apps bem interessantes para quem conta com facilidades no pagamento de contas (Orkut Wallet) e também para os fãs de esportes (Orkut Sport News).

(Fonte da imagem: Reprodução/Orkut)

Orkontros: os eventos do Orkut Plus

A Google decidiu mudar o sistema de eventos do Orkut e adotou o nome que os brasileiros já utilizavam desde 2004. Por essa razão, a partir do Orkut Plus os consumidores poderão marcar seus “Orkontros” com muito mais facilidade. Os desenvolvedores afirmam que esse é um presente para os fãs mais fiéis da rede social.

Orkonquistas: as novas “comunidades”

Os engenheiros de software da Google fizeram um estudo e descobriram que 94% dos usuários da rede social utilizavam as comunidades apenas como rótulos para seus perfis. Eles chegaram a essa conclusão após perceberem que a grande maioria das pessoas entrava nas comunidades, mas nunca interagia com os posts do fórum.

(Fonte da imagem: Reprodução/Orkut)

Por isso, as comunidades se tornaram “Orkonquistas” e agora representam apenas insígnias para os perfis. Ou seja, se você entrou em determinadas comunidades, as pessoas saberão que você gosta de uma ou outra coisa apenas avaliando esses selos. Há bastante semelhança disso com as fanpages do Facebook.

Orkutevendo: saiba quem acessa o seu perfil

Um dos recursos que os usuários do Facebook mais sentem falta é o “Quem visitou seu perfil”. A ferramenta permitia que todos soubessem quem eram os usuários que estiveram navegando por lá a cada dia, e agora ela está de volta. Melhor do que isso: ela voltou aperfeiçoada. A partir de agora, o Orkut Plus permite que qualquer usuário saiba, em tempo real, quem está vendo o que foi postado naquele perfil.

(Fonte da imagem: Reprodução/Orkut)

Apenas com convites

Como acontece na grande maioria dos serviços da Google, nos primeiros meses o Orkut Plus será limitado aos usuários convidados. Nós recebemos um convite especial para jornalistas e desenvolvedores, mas ainda não temos informações sobre quando os usuários vão ter acesso liberado ao sistema. Fique atento, pois assim que tivermos novas informações as traremos para você.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.