Orkut: como fazer um backup completo do seu perfil

1 min de leitura
Imagem de: Orkut: como fazer um backup completo do seu perfil

Se você é ligado em redes sociais há alguns anos, é muito provável que tenha feito um bom uso do já antigo Orkut. Dessa maneira, o seu perfil no serviço da Google deve ter acumulado uma grande quantidade de informações, como o contato de amigos de anos, depoimentos, recados, entre outras coisas.

Se você ainda não desativou a sua conta, esses dados devem estar perdidos entre diversas outras informações. Além disso, manter o seu cadastro antigo online apenas para que você não perca esses registros pode acabar resultando em uma exposição de identidade desnecessária — ou apenas incômoda.

Dessa maneira, o ideal seria ter um backup organizado, com todos os seus dados do Orkut salvos no seu computador. Você acha que isso é impossível de acontecer? Pois pense duas vezes, já que a Google tem um recurso próprio para que você baixe uma cópia de todas essas informações.

Pré-requisito

A ferramenta citada acima é o Google Takeout. Com ele, é possível realizar o backup de todos os serviços da gigante de Mountain View utilizados por você. Para acessar esse recurso, apenas clique aqui.

Tirando a poeira dos seus scraps

Assim que você acessar o Takeout, é necessário realizar o login com a sua conta Google — sem precisar necessariamente dos dados utilizados para acessar o Orkut. Com isso, uma lista com todos os serviços disponíveis para backup vai aparecer.

Assim como mostra a imagem acima, você deve escolher apenas a rede social, sendo que é necessário clicar no botão “Create Archive” para que o processo seja iniciado — ele fica posicionado na parte superior da página.

Ao seguir os passos anteriores, a ferramenta vai preparar o arquivo para ser baixado. Quando tudo estiver pronto, basta clicar para realizar o download (como forma de segurança, você vai precisar confirmar a sua identidade). Depois disso, o arquivo vai ficar salvo no seu PC, com divisões para mensagens, testamentos, fotografias e contatos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.