Dicas e truques para ficar fera no Colheita Feliz

Saiba um pouco mais sobre o jogo das fazendas virtuais e aprenda várias dicas para melhorar sua produção.
  • Visualizações137.660 visualizações
Por Danilo Amoroso em 16 de Março de 2010

Os chamados jogos sociais são febre entre vários usuários de redes como Orkut e Facebook. O segredo do sucesso é a combinação de interatividade com o desafio. O Colheita Feliz é um exemplo famoso desse novo tipo de diversão. Neste artigo, você que já é um fazendeiro virtual confere dicas e truques para mandar bem em sua fazenda.

Este não é um tutorial para quem deseja começar suas plantações. Partiremos do princípio de que o leitor já conhece as ferramentas — como removedor de pragas, decoração, movimentação, etc. Se você está com dificuldades para melhorar no jogo, fique atento a estas dicas.

Experiência

A experiência é o fator essencial do game. Tudo o que você faz na fazenda gera pontos, que se acumulam e são convertidos em experiência. Quanto mais experiência um fazendeiro tem, mais coisas é possível comprar. É um padrão bem conhecido dos jogadores de RPG, por exemplo.

Dica 1: plantar vale dois pontos de experiência.  Portanto, faça o possível para aumentar seu lote e cultivar ainda mais sementes.

Dica 2: colher plantas de ciclos maiores, como a bananeira, também dá bons pontos. Aumente logo seu nível e aproveite as sementes mais caras.

Dica 3: cuide das plantações dos amigos, cada praga removida ou semente regada rendem 2 pontos de experiência para você!

Veja a tabela abaixo para saber quantos pontos são necessários para cada nível de experiência:

Dicas e truques para ficar fera no Colheita Feliz

Popularidade

O nível de popularidade define a porcentagem de bônus que você ganha em cada venda. Quanto mais “pop”, mais seus pertences podem valer e você ganha prêmios.

Ser popular ajuda você a subir de nível.

A popularidade aumenta quando você ganha flores ou um tema específico, que aparece no jogo conforme o período do ano – como foi o caso do Natal e Carnaval.

Dica 1: seja gente boa. Limpar a fazenda dos amigos e enviar flores para eles faz com que você receba flores em troca e aumente assim sua popularidade.

Todo mundo gosta de mim!

Dica 2: provavelmente a dica mais preciosa deste guia! Você já observou que pode enviar flores para você mesmo? Corra e faça um teste agora!

Sementes

Tenha em mente a diferença entre tempo de amadurecimento e reamadurecimento. O primeiro é a quantidade de horas até a semente amadurecer. Esse período é dividido em cinco estágios: germinação, folhas pequenas, folhas grandes, florecendo e maduro. Os dois últimos estágios compõem o período de reamadurecimento.

Confira nessas tabelas as sementes que mais rendem para você:

Dicas e truques para ficar fera no Colheita Feliz

Um exemplo simples:

Kiwi leva 40 horas para amadurecer e mais 16 para reamadurecer. Você gasta 5050 para comprar uma semente do fruto e o rendimento esperado é de 13800. Verificando o lucro, você obtém 8750 moedas para uma unidade.

O melão leva exatamente o mesmo período para amadurecer e reamadurecer, sendo que rende 11640 e cada unidade custa 4600. Você ganha 7040 moedas. Portanto, se existe a opção de plantar as duas sementes, vale a pena investir na primeira. Obviamente, vale lembrar que esse é o rendimento esperado, ou seja, se você cuidar direitinho da fazenda, regar nos momentos certos, remover as pragas e pestes o quanto antes, o valor máximo esperado é este.

Dica 1: sempre faça o cálculo e verifique quanto você vai lucrar. Basta seguir a fórmula:

RENDIMENTO ESPERADO – PREÇO DA UNIDADE = POSSÍVEL LUCRO

Dica 2: use e abuse do Super Fertilizante. Ele reduz o tempo de espera em mais de 5 horas, e você pode usá-lo em vários estágios do ciclo de amadurecimento.

Animais

A criação de animais deve ser considerada um investimento, com análise da relação custo-benefício em cada caso. Como você percebe na tabela abaixo, nem sempre os animais mais baratos rendem bem:

Dicas e truques para ficar fera no Colheita Feliz

Moedas verdes

Elas ajudam os fazendeiros a comprar terras e itens especiais exclusivos. Todo fazendeiro começa com seis lotes. Para adquirir mais terrenos, não há outra maneira a não ser desembolsar dinheiro bem real. Quem deseja elevar o nível mais ainda precisa desembolsar fatalmente. Logo, o seu interesse no jogo é que define se vale a pena ou não investir nas verdinhas.

Para crescer mais e mais, não há outro jeito a não ser comprar moedas verdes.

As moedas verdes só podem ser adquiridas a partir de determinado nível, pois dele dependem algumas compras. Se você decidiu que vai comprá-las, a melhor dica é usá-las em terra para plantar. A palavra-chave aqui é investimento. Logo, pense em tudo o que vai lhe render dinheiro no futuro.

Cachorro

Seu cão é uma ótima defesa contra os assaltos, mas ele não garante a segurança totalmente. Quanto maior for o nível dele, mais ele é capaz de defender. O problema é que são necessárias muitas moedas verdes para aumentar o nível.

Olhando pelo outro lado, se você quer driblar o cachorro e roubar uma fazenda, atente para estas dicas.

Tenha paciência para driblar os cachorros.Dica 1: seja paciente: na primeira tentativa de roubo, você será pego. Então, visite outra fazenda, espere cerca de 30 segundos e volte à fazenda inicial. Roube um item, saia novamente e espere outros 30 segundos, volte à fazenda e assim por diante. Resumindo: não queira roubar tudo de uma vez. “De grão em grão, a galinha enche o papo!”

Dica 2: cão alimentado fica sonolento! Nada melhor do que tirar aquela soneca depois de encher a pança, certo? Ainda mais se você é um cachorro descompromissado com a vida. Use o mouse para explorar a vasilha do bichinho: se ele estiver bem alimentado, pode ser que ele não pegue você.

Dica 3: ele não tem olho atrás! Só roube quando o guarda estiver de costas para aquilo que você deseja, e lembre-se de que ele só morde quando você rouba os itens mais caros de uma fazenda.

Cartão VIP e Carta ração

A produção dos animaizinhos pode melhorar com o cartão VIP e a carta ração.O cartão VIP é um recurso do jogo para adquirir produtos exclusivos, além de descontos em produtos normais. Um cartão custa 100 moedas verdes e é válido por 30 dias. Apenas para citar um exemplo, um porco pode ser adquirido com 30% de desconto com um cartão VIP.

As cartas ração são adquiridas com moedas verdes. Elas aumentam a produção dos animais. Uma galinha bota mais ovos, uma vaca dá mais leite e um porco fica mais rentável a cada venda, por exemplo.

Mas não seja desleixado porque você tem uma carta. A produção do animal continua dependendo dos seus cuidados com ou sem este atrativo.

Dica: se você tem moedas verdes sobrando vale a pena investir nesse “upgrade animal”.

Pragas podem ser boas

Pestear a fazenda de um amigo tem um único efeito no malfeitor: o simples prazer da sacanagem. Isso não influencia absolutamente nada na plantação, experiência, popularidade ou dinheiro de quem joga praga.

Mais que isso, as pragas podem beneficiar a vítima! Isso porque cada praga removida rende dois pontos de experiência. Se remover 10 pragas rapidamente, são 20 pontos ganhos! É claro que há o lado ruim com a queda da qualidade dos frutos, mas, definitivamente, jogar praga não é algo essencialmente maldoso!

Quem é NULL?

Um ladrão bem famoso do Colheita Feliz é o tal de Null. Certamente algum fazendeiro já foi roubado e, na hora de ver a cara do meliante, ele é apenas descrito como Null. Este é um pequeno bug do Orkut que pode ser facilmente resolvido.

O Null acontece quando alguém remove você da lista de contatos do Orkut, porque a lista de amigos do jogo só é atualizada manualmente depois. Como ele não é mais seu amigo, não é possível ver as informações dele.

Tudo o que você precisa fazer é atualizar a lista de amigos no jogo e limpar o cache e o histórico de navegação do seu navegador. Lembre que não é possível excluir um amigo da fazenda sem deletá-lo do Orkut.

Dica: clique no botão Dicas e truques para ficar fera no Colheita Feliz e resolva o problema.

Só um fertilizante?

Quanto mais bem cuidada a fazenda, melhores são as recompensas. Mantenha tudo sempre limpo, regado e fertilizado para ter a chance de ganhar recompensas melhores. E lembre-se: após a meia-noite já é o dia seguinte.

Decoração

Decoração não deixa apenas a fazenda bonita, ela aumenta a experiência também! Só o arco-íris, por exemplo, dá 898 pontos! Definitivamente, vale a pena pesquisar os melhores itens decorativos. Mas isso não ajuda muito no começo do jogo. Quando a produção já estiver melhor e os animais mais variados, aí, sim, os adornos vêm a calhar.

Então, caro fazendeiro do Colheita Feliz, esperamos ter ajudado você a melhorar suas criações. É claro que este não é um manual completo do jogo, portanto, se você sabe mais dicas e artimanhas, não deixe de participar: comente e ajude outros leitores. Boa colheita e até a próxima.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!