Segurança: cuidado com o golpe da moeda verde

1 min de leitura
Imagem de: Segurança: cuidado com o golpe da moeda verde

O jogo Colheita Feliz (simulador de fazendas) foi criado para rodar em plataformas sociais, inserido no Orkut no ano de 2009. De lá para cá, tornou-se uma febre entre os milhões de usuários da rede social da Google, ganhando fãs de diversas idades e estilos, agregando até mesmo usuários que não possuíam o hábito de utilizar o Orkut como algo cotidiano.

O que são as moedas verdes?

As moedas verdes são o dinheiro “premium” do jogo Colheita Feliz. Elas devem ser compradas pelos usuários com dinheiro real, para que possam desfrutar de algumas vantagens não existentes nas contas padrão.

Com elas, usuários podem comprar animais que não estão disponíveis para os usuários que não as possuem, ou aumentar os terrenos, que são limitados para as contas grátis, e até outros produtos exclusivos, que só podem ser comprados com as moedas verdes.

Colheita Feliz

Cuidado com falsas promessas!
Como é de conhecimento geral, o Orkut possibilitou a proliferação de diversos tipos diferentes de pragas virtuais, como vírus, trojans e outros malwares diversos. Isso ocorreu devido ao fato de boa parte dos usuários não saberem os riscos corridos ao se clicar em um link de origem desconhecida, ou, em casos piores, links enviados por programas maliciosos que roubam senhas e enviam arquivos maliciosos pela conta de terceiros.

Um dos recados maliciosos que enviam links para os amigos de uma conta invadida já se tornou um dos maiores caçadores de logins da atualidade. Trata-se da mensagem: “Clique aqui para receber moedas verdes”. Os usuários, tentados pela possibilidade de ganhar dinheiro de maneira simples, clicam inocentemente e, quando percebem, estão infectados por vírus.

Cuidado com recados falsos


Como proteger minha conta?

Este vírus pode ser evitado da mesma maneira que os vírus mais conhecidos do Orkut (“Veja as fotos da festa”; “Olhe o que seu marido fez ontem”; entre outros) puderam ser: usando a consciência.

Se o usuário não se deixar levar pela cobiça virtual, ou mesmo se der conta que o vocabulário e estilo de escrita utilizado pelo invasor que lhe enviou um recado não é o mesmo que seria utilizado pelo usuário real, ele dificilmente clicará em um link que promete coisas que o jogo Colheita Feliz não pode oferecer.

E você, usuário do portal Baixaki e jogador do Colheita Feliz, já foi vítima de algum ataque parecido com esse? Como faz para evitar que softwares maliciosos presentes nos links do Orkut se instalem em sua máquina?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.