Orkut: use as comunidades para enriquecer seu currículo

4 min de leitura
Imagem de: Orkut: use as comunidades para enriquecer seu currículo

O Orkut é a rede de relacionamentos com o maior número de usuários brasileiros cadastrados. Apesar das diversas denúncias contra casos de pedofilia e apologia ao uso de drogas, existem muitas informações úteis sendo compartilhadas nas comunidades do Orkut.

São milhares de comunidades com diversos assuntos que ajudam a tirar dúvidas, trocar informações sobre produtos, dar dicas de uso e até saber como anda o mercado de trabalho. Pensando nisso, muitas empresas de RH perceberam o potencial que o Orkut tem e procuram avaliar seus candidatos baseadas no seu perfil - isso também inclui as comunidades que você participa.

Comunidades recomendadas

Dependendo da sua área de trabalho, algumas comunidades podem fazer uma grande diferença para seu currículo, especialmente se ela for de Tecnologia. Os usuários estão sempre antenados com as novidades e procuram sanar dúvidas dos iniciantes. Confira algumas comunidades que “pegam bem”:

Saiba tudo sobre software livre e suas novidades.Linux Brasil (48.128 membros) – Uma comunidade para usuários, desenvolvedores e amantes do sistema operacional GNU/Linux. Nela você encontra apostilas, tira dúvidas e aprende mais sobre software livre.

Comunidade super organizada com diversas dicas.PHP Brasil (26.766 membros) – Aqui os programadores PHP encontram uma comunidade bastante organizada com um conteúdo repleto de dicas, tutoriais, mercado de trabalho e discussões sobre novas tendências. Se você entende de PHP e quer mostrar isso no seu currículo, essa é a comunidade ideal.

Uma linguagem de programação que não sai de moda.Java BR (37.375 membros) – Para quem quer aprender mais sobre essa linguagem de programação e conferir vagas de emprego, a comunidade Java BR dispõe de profissionais e especialistas à altura para compartilhar informações sobre essa tecnologia.

Softwares sem um equipamento bom não funcionam bem.Hardware, Redes e informática (102.690 membros) – Tudo sobre componentes de Hardware (peças e computadores), Programação, Redes (cabo e Wireless), Internet, cursos e mercado de trabalho.

uma certificação que pode fazer diferença na escolha do profissional.Certificação Microsoft (4.796 membros) – Para muitos, não basta apenas saber, tem que ter certificação. Nessa comunidade você encontra informações sobre os testes para se tornar um profissional certificado da Microsoft. Visite também a comunidade MCP/MCDST/MCITP/MCTS (Desktop) para informações sobre cada certificação.

A tecnologia mais usada para arquivos multimídia.Flash Brasil (25.682 membros) – As inovações para arquivos e transmissões multimídia cresceram bastante nos últimos tempos e a Adobe usa cada vez mais a tecnologia Flash para programar serviços web. Essa é a comunidade certa para os desenvolvedores tirarem dúvidas.

Uma comunidade para os webmasters do Brasil.WEB Brasil (7.973 membros) – Comunidade desenvolvida para web profissionais que trabalham com a Web, seja qual for sua linguagem de programação. Confira diversas oportunidades de trabalho e tire dúvidas sobre CSS, HTML, JavaScript, Ajax, hospedagem, MySQL , etc.

Apesar de algumas comunidades possuírem um grande número de participantes, é necessário avaliar o conteúdo e seus moderadores. Para isso, verifique a organização dos tópicos e analise o perfil de cada uma antes de entrar.

Entretanto, não basta ter um currículo, você tem que sair a caça de sua vaga. Para isso, visite comunidades com esse foco, como a “Trabalhos e Freelancers Web” que reúne vagas de emprego e trabalhos temporários que podem render uma boa receita no final do mês.

Para somar a tudo isso, procure entrar em comunidades que demonstram seu interesse em trabalhar. Participe também de salas de discussões com teores culturais, políticos e sociais. Isso ajuda a enaltecer seu conhecimento sobre outras coisas úteis e fundamentais à vida social.

Procure sua área de atuação

Modelos também conseguem uma chance pelo Orkut.O uso do Orkut por empresas de RH não é restrito somente à área tecnológica. Se a sua área é a beleza, por exemplo, saiba que existem agências de modelos fazendo seleção de novas beldades pelo Orkut. Não estamos falando de “As mais gostosas do Orkut” (apesar de ser uma boa vitrine), mas sim da comunidade “Trabalhos para modelos” que busca e seleciona profissionais para o mercado do show business e marketing promocional.

Evite comunidades inúteis

Existem muitas comunidades que são pura diversão. Elas refletem os gostos e desgostos dos usuários e servem pra distrair. Mas cuidado, mesmo as comunidades mais simples podem se tornar uma grande ameaça ao seu currículo.

Odeio meu chefe (447 membros) – Procure ficar longe de qualquer comunidade com a expressão “Eu odeio”, isso denota uma característica hostil e negativa. Nesse caso, nenhum chefe vai querer alguém revoltado que não gosta dele antes mesmo de começar a trabalhar.

Tiranossauro não limpa a bunda (30.333 membros) – Comunidades divertidas não fazem mal a ninguém, no entanto, tenha bom senso e procure não entupir seu Orkut de baboseiras e inutilidades. Além de atrapalhar a análise do seu perfil, isso demonstra falta de seriedade.

Quer ganhar dinheiro fácil?Quero ganhar dinheiro dormindo (630.144 membros) – Muita gente quer ganhar dinheiro fácil, mas pode ser que seu futuro chefe precise de alguém com garra e vontade de trabalhar. Procure evitar comunidades que demonstram seus defeitos e manias.

Orkut no horário de trabalho (3.246 membros) – A não ser que você trabalhe com isso (o que é raro), Orkut no horário de trabalho não é uma atividade que traz produtividade para a empresa.

Eu Odeio que mandem em mim! (255.150 membros) – A não ser que você crie seu próprio negócio, essa comunidade deve ficar longe do seu perfil. Ninguém vai contratar alguém insubordinado que faz o que quiser no trabalho.

Além das comunidades, é necessário que seu perfil pessoal e profissional esteja em ordem. Preencha suas informações pessoais e organize as suas fotos, elas podem denunciar seus defeitos e prejudicar você em uma seleção de emprego. Saiba mais sobre como o Orkut pode ajudar você a conseguir um emprego nesse artigo e mãos à obra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.