O Orkut vai acabar de vez! Veja como baixar dados e fotos da rede social

2 min de leitura
Imagem de: O Orkut vai acabar de vez! Veja como baixar dados e fotos da rede social

Mesmo que, na época, muitos dos internautas já não utilizassem mais o Orkut, a comoção foi grande quando a Google anunciou, em 30 de setembro de 2014, o fim dessa que é uma das redes sociais mais queridas dos brasileiros. Agora, a plataforma está perto de acabar mais uma vez. Como é? Bem, basta fazer as contas para perceber que estamos bem próximos do fim dos dois anos de armazenamento dos dados da rede prometidos pela Gigante das Buscas. O jeito, então, é correr e salvar suas fotos e depoimentos antes que tudo suma!

Quando decidiu encerrar as atividades do Orkut depois de manter o site por dez anos no ar, a dona do serviço não deletou de vez o banco de dados do portal que, para muita gente, representa um capítulo importante da cultura web no Brasil. Em vez disso, para que as pessoas pudessem reler seus scraps, conferir suas antigas listas de contatos e matar a saudade de comunidades épicas como “Tiger Robocop”, “Anão vestido de palhaço mata 8” e “Odeio acordar cedo”, a empresa criou algumas ferramentas bem interessantes.

A rede ficou no ar por dez anos, principalmente por conta de brasileiros e indianos.

A primeira delas foi um repositório online com todos esses grupos que serviram como entretenimento ou válvula de escape para os internautas locais. Aparentemente, esse acervo digital – que pode ser acessado neste link – não tem data para ser excluído, apresentando milhões de tópicos e mensagens resgatados de suas versões originais do finado Orkut. Caso tenha interesse em desbravar essa biblioteca virtual, confira nossa matéria completa sobre o tema – que ainda traz dicas de como excluir suas postagens na plataforma.

Faça seu backup agora!

O segundo e mais importante recurso para quem quer imortalizar sua participação no Orkut foi a introdução de um backup completo da sua conta através do Google Takeout – que é exatamente o que deve dar adeus de forma definitiva no final de setembro. Você pode checar nosso tutorial a respeito da funcionalidade, mas, de forma geral, basta seguir alguns passos rápidos para garantir o download de suas lembranças na rede social:

1) Acessar o Takeout com sua conta Google

2) Ativar a opção do Orkut e clicar em “Próxima”

3) Escolher o formato do pacote e o método de envio

4) Aguardar a preparação dos arquivos

5) Fazer o download pelo email ou Drive

Com o arquivo transferido para o computador, basta descompactar o conteúdo e abrir o arquivo HTML encontrado na pasta Perfil – através de seu navegador favorito – para reviver de forma quase perfeita seus momentos na plataforma. A dica para quem ainda não fez o procedimento é se apressar e não deixar tudo para a última hora, já que esse sistema só fica ativo até o próximo dia 30 de setembro. E aí, sentiu saudade do bom e velho Orkut?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.