Como organizar seus cabos

3 min de leitura
Imagem de: Como organizar seus cabos

Você já viu no Baixaki dicas para prender os fios do computador, tanto os de componentes internos como também de periféricos conectados na parte externa do computador.

Agora, vamos ajudar você a organizar cabos e acessórios de uma maneira geral. Vamos dar dicas para você identificar cabos e seus respectivos aparelhos ou carregadores, e também mostrar como você pode utilizar utensílios caseiros comuns para deixar tudo em ordem e sem emaranhados.

O que você pode usar

  • Post-It;
  • Pedaços de papel e adesivos;
  • Canetinhas;
  • Recipiente como jarra, caixa, pote, lata, tubos de filme fotográfico;
  • Saquinhos do tipo Zip Lock;
  • Tubo de CD e DVD;
  • Elásticos;
  • Arames encapados (prendedores de saco de pão);
  • Clipes de papel;
  • Lacres;
  • Espiral.

Identificação

É fácil confundir cabos e seus respectivos aparelhos. Por isso, vale a pena pensar em maneiras de identificar cabos e conectores. Uma opção é o bom e velho Post-It.

Ele mesmo, o simpático papel colorido, também conhecido como “nossa memória perdida”. Qualquer cabo, aparelho ou periférico é facilmente identificado, tanto no cabo quanto no conector. Se necessário, corte o Post-It no tamanho que mais se adequa ao cabo ou dispositivo e então cole-o, identificando com alguma observação.

Identifique cabos e acessórios.

Uma maneira um pouco mais “primitiva”, porém igualmente eficiente, é utilizar fita crepe  ou pedaços de papel e colá-los com fita adesiva. Pode não ser tão bonitinho como os bilhetinhos, mas são tão eficientes quanto.

Os pedaços de papel ou Post-It podem funcionar como códigos de cor, inclusive. Essa é uma dica para quem gosta de organização mesmo: utilizar uma cor específica para um tipo de cabo, conector, aparelho, enfim. Nesse caso, canetinhas também podem dar um toque especial.

Exemplo de código de cores.

Não deixe espalhado

Uma maneira de evitar que cabos, plugues, baterias e pilhas se espalhem por sua casa é utilizar recipientes para guardá-los, como caixas, jarrinhas, potes de geleia, tubos de filme fotográfico. Enfim, as possibilidades são várias.

Por exemplo, você pode ter um recipiente para pluges, outro para pilhas, outro para cabos, outro para carregadores, todos devidamente identificados. Como é fácil encontrar caixas dos mais variados tamanhos, é igualmente fácil adaptá-las ao tipo de cabo, conector ou periférico.

Pequenas caixas também ajudam na organização.

Uma dica que funciona muito bem com cabos são aqueles tubos de CD e DVD. Vazios, eles oferecem um molde bom para dobrar os cabos, e a tampa dá um toque legal de organização. Basta enrolar o cabo utilizando o pino do tubo como eixo.

Tubos de CDs e DVDs podem ajudar.

Organização

Um simples elástico pode ajudar você a evitar emaranhados. Seus diferentes tamanhos permitem o uso com cabos mais finos (como de carregadores), até cabos maiores, como os de força. São também uma opção para prender os fios externos de um computador.

Elásticos prendem emaranhados.

Outra opção para organizar o excesso de cabos são aqueles arames encapados utilizados extensamente em sacos de pão. Esses feixes podem muito bem prender um pequeno emaranhado de cabos, e ainda fica fácil retirá-los sem a necessidade de cortar. Portanto, é indicado como solução temporária.

Clipes de papel são outra opção, e com a vantagem de mudarem um pouco de forma para comportar uma variedade maior de cabos ou o que for necessário.

Na falta de um elástico ou feixe de pão, improvise um clipe.

Espirais podem ser utilizados para o mesmo fim. Passe os fios pela espiral, evitando que eles fiquem muito espalhados. É uma solução para desktops e também para conexões de equipamentos eletrônicos.

Espirais ajudam a não espalhar cabos.

Se você prefere prender cabos por um longo tempo, uma alternativa são os lacres de cabo, também conhecidas como abraçadeiras. Mas lembre-se de que eles lacram mesmo. Você prende o emaranhado e então corta o excesso do lacre, para um visual bem organizado.

Seja qual for o dispositivo em questão, basta dobrar o excesso de cabos e prendê-lo com o que você achar melhor. Uma dica é não apertá-los com muita força, pois isso pode danificá-los com o tempo.

Esses lacres só são removidos cortando.

Sacos do tipo Zip Lock também são úteis, especialmente para armazenar coisas pequenas como conectores, plugues e elásticos. Esses sacos também são fáceis de identificar, portanto ajudam em termos de organização.

Um organizador de filtro de linha

Com três carretéis em uma caixa de plástico rígido, os designers da Quirky criaram o Plug Hub para organizar os fios que saem do desktop para debaixo da mesa, geralmente. O design da invenção tem uma espécie de porta. Você abre, enrola o excesso dos cabos e os encaixa no filtro de linha, que vai logo abaixo. Feche a porta e tudo fica discreto.

O filtro de linha pode ou não ficar à mostra, a escolha é do usuário. O Plug Hub custa US$ 24, mas só será fabricado a partir de uma quantidade mínima de 1200 pedidos.

Plug Hub.Fonte da Imagem: Quirky

Esta é uma ideia para os mais engenhosos. Com uma simples caixa e suporte para os cabos, é fácil adaptar o Plug Hub para a sua necessidade.

.....

Esperamos ter ajudado você com essas dicas, mas elas estão apenas começando! Participe e complemente o tutorial, escrevendo os seus métodos de organização dos seus cabos. E até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.