Oppo N3 é oficialmente revelado: conheça o smartphone com câmera giratória

4 min de leitura
Imagem de: Oppo N3 é oficialmente revelado: conheça o smartphone com câmera giratória

Como havíamos previsto, chegou o dia em que a Oppo finalmente anunciou o seu mais novo smartphone e atual top de linha da empresa: o N3. Esse dispositivo foi revelado durante um evento realizado em Singapura, país localizado no sudeste asiático onde, provavelmente, a companhia pretende atuar com bastante intensidade.

Um dos principais diferenciais desse aparelho, como já sabíamos, é a câmera giratória que o equipa. Além do estilo com acabamento em couro falso (semelhante ao encontrado em dispositivos da Samsung), esse componente do Oppo N3 promete ser a resposta definitiva para quem procura um sensor que se destaca tanto na parte frontal quanto na traseira. As especificações técnicas do aparelho seguem conforme a lista a seguir:

Especificações técnicas

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 801 quad-core de 2,3 GHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • GPU: Adreno 330
  • Armazenamento interno: 32 GB (expansível até 128 GB com uso de cartão micro SD)
  • Tamanho da tela: 5,5 polegadas (Gorilla Glass 3)
  • Resolução da tela: 1920x1080 pixels (FullHD)
  • Densidade de pixels: 403 ppi
  • Câmera: 16 megapixels
  • Recursos da câmera: flash com LED duplo, abertura de 2,2, gravação de vídeos em 4K e 30 FPS, gravação de vídeos em 1080p e 60 FPS, gravação de vídeos em câmera lenta com 720p e 120 FPS
  • Conectividade: Bluetooth 4.0, 5G, WiFi 802.11 b/g/n/a/ac, WiFi Direct, WiFi Display, GPS e NFC
  • Sensores: sensor de luz e distância, G-sensor e giroscópio 4D
  • Bateria: 3.000 mAh
  • Dimensões: 16,12 cm (altura) x 7,7 cm (largura)
  • Espessura: 0,99 cm
  • Peso: 192 gramas
  • Sistema operacional: ColorOS, sistema baseado no Android 4.4 (KitKat)
  • Extras: Rapid Charge para recarregamento rápido da bateria, câmera com giratória com motor e controle, suporte a cartão micro SD, leitor de impressões digitais, suporte a dois cartões de operadora

Câmera giratória e motorizada

Como não poderia deixar de ser, o destaque do aparelho é a sua câmera giratória. Este componente possui mecanismos motorizados que conseguem fazer o sensor se movimentar a um ângulo de 206°. Esse recurso permite a captura automática de fotos panorâmicas, permitindo o registro de imagens nesse estilo sem que a pessoa precise mover o smartphone.

O Tracking Focus é outra funcionalidade bastante interessante. A companhia promete que esse recurso facilitará a captura de fotos que possuem muitos objetos em movimento. Além disso tudo, vale ressaltar que os mesmos atributos da câmera traseira estão presentes no sensor frontal, possibilitando o registro de selfies com extrema qualidade.

A Oppo também não economizou esforços para a forma como podemos alterar os ângulos da câmera. Além do uso de um controle remoto (que será abordado a seguir), também é possível mudar a posição do sensor com simples gestos na tela ou no leitor de digitais encontrado na parte traseira do aparelho (que também será analisado a seguir).

Para aqueles preocupados com a fragilidade desse componente, também é possível movimentá-lo utilizando as mãos mesmo, o que mostra que ele não é tão frágil quanto pode parecer.

O-Click, o controle remoto para o Oppo N3

O O-Click é um acessório que acompanha o Oppo N3 desde a sua entrega aos consumidores. Ou seja, não há necessidade de comprar o acessório separadamente e pagar uma nota por ele. Esse pequeno controle remoto permite realizar os movimentos de alteração de ângulo do sensor, além de disparar fotos, pausar e continuar gravações da câmera.

No entanto, a Oppo resolveu incluir funções adicionais a esse acessório, permitindo que ele também controle as músicas do aparelho. É possível, por exemplo, pausar e continuar a reprodução de canções que estão sendo tocados pelo N3.

Leitor de digitais: mais do que um simples sensor

O leitor de digitais já não é novidade para ninguém que já ouviu falar do TouchID da Apple e do recurso semelhante presente em alguns aparelhos da Samsung. A Oppo, entretanto, resolveu inovar mais uma vez e trouxe algumas novidades para o seu sensor.

Além da funcionalidade óbvia de permitir o desbloqueio do aparelho, o scanner de digitais permite abrir aplicativos diferentes dependendo do dedo utilizado no sensor. Até cinco aplicativos podem ser configurados e digitais de usuários convidados também podem ser adicionadas. Em adição a isso, o leitor também possibilita algumas funções extras, como a alteração do ângulo da câmera e navegação de páginas web.

E o sistema operacional, bateria e notificações?

O Oppo N3 ainda traz muitas outras recursos bastante interessantes, mesmo que não sejam inéditos no mercado de smartphones. O Rapid Cherge, por exemplo, é a funcionalidade que permite um carregamento rápido da bateria. Segundo a fabricante, é possível ir de 0% a 75% com apenas 30 minutos com o dispositivo conectado a tomada.

Além disso, o aparelho tem suporte de até 128 GB de armazenamento com cartão micro SD. O suporte a dois chips de operadora, sendo um Micro Sim e outro Nano Sim, também é um detalhe atraente. Aqueles, porém, que utilizaram a expansão de memória, terão que abdicar o espaço usado pelo chip Nano Sim.

O sistema opercional presente no Oppo N3, o ColorOS, apesar de um pouco desconhecido por nós, já está na segunda versão e tem como base o Android 4.4 (KitKat). Isso significa que qualquer usuário que utiliza o SO do robozinho verde dificilmente encontrará dificuldades em usar o sistema presente nesse dispositivo.

O sistema de notificações também ganha destaque nesse smartphone. Optando por exibir sinais na parte inferior do display, o aparelho emite luzes que são visíveis em ambos os lados do dispositivo e não apenas na parte frontal como na maioria dos concorrentes.

Quando e onde?

Segundo a fabricante, o Oppo N3 será entregue em 20 países até o final de 2014. A lista, no entanto, não foi divulgada, portanto podemos apenas supor quais serão as localidades agraciadas com a chegada dele.

O aparelho será vendido por US$ 649 (aproximadamente R$ 1.600), um bom preço para um dispositivo com tanto recursos e hardware de respeito. Será que ele vem para o Brasil? Vamos torcer!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.