Navegação rápida e acesso a conteúdo são destaques de update do Opera Coast

2 min de leitura
Imagem de: Navegação rápida e acesso a conteúdo são destaques de update do Opera Coast

Lançado em setembro de 2013 para o iPad e em abril deste ano para o iPhone, o Opera Coast surgiu com uma opção minimalista aos navegadores cada vez mais cheios de funções e botões, que podem acabar confundindo os usuários do iOS. Visando melhorar ainda mais a experiência dos usuários, o browser ganha hoje (16) uma atualização para a versão 4.0, trazendo novos recursos para acelerar a navegação e disponibilizar conteúdo relevante aos consumidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma das ferramentas que deve ajudar principalmente quem sofre com a internet lenta nos celulares é o Opera Turbo. A função compacta as páginas da web antes de elas serem carregadas pelo dispositivo, reduzindo o tráfego de dados necessários para visualizá-las e permitindo que o peso da navegação na franquia de internet seja bem menor. No modo automático, o recurso só se ativa em redes mais lentas ou em roaming, mas é possível deixá-lo ligado todo o tempo nas configurações do navegador.

Obviamente que, ao reduzir o gasto de internet, o Opera Coast permite que você navegue mais ou conheça conteúdos novos. É exatamente essa a mentalidade por trás da funcionalidade Descobrir, que oferece aos usuários do browser uma seleção com diversas matérias e notícias sobre assuntos variados, bastando tocar a tela para ir ao artigo ou deslizar para os lados para ver outras opções de textos – tudo atualizado em tempo real.

Não para por aí

O Opera Coast também ganhou mais um botão na parte inferior da tela, mas sem fugir do compromisso com o minimalismo e a praticidade. O ícone adicionado é responsável por compartilhar qualquer assunto bacana que você encontre na internet, repassando o link para as principais redes sociais através de Coast Cards, imagens que podem ser editadas com legendas próprias.

Além disso, o browser também dá suporte ao recurso Handoff do iOS, utilizando o Bluetooth e o iCloud para fazer com que o usuário possa continuar sua navegação em outros dispositivos da Apple exatamente do ponto em que parou no seu aparelho mobile. A atualização do app faz com que ele se ajuste para o layout mais robusto do iPhone 6 Plus, aproveitando melhor todo o espaço da tela do celular.

Ainda que muitos dos recursos apresentados já estejam disponíveis de um modo ou de outro em algumas das outras encarnações do programa para sistema móveis ou computadores, é interessante vê-los sendo aplicado na bonita interface criada para o iOS. Já é possível encontrar o Opera Coast 4.0 na App Store, em versões para iPad e iPhone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.