Aprenda a habilitar as abas visuais do Opera

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a habilitar as abas visuais do Opera

Provavelmente uma das grandes diferenças entre o Opera e os outros navegadores mais utilizados – como o Internet Explorer ou o Firefox – é a possibilidade de conferir diretamente nas abas qual site está carregado em cada divisão.

Apesar de as miniaturas ocuparem um espaço relativamente grande na tela, para quem usa o Opera em um desktop essa perda não chega a ser significativa. Para usuários de notebooks ou que só dispõem de um monitor pequeno, o navegador oferece alternativas, como a colocação das abas nas laterais da janela, a fim de aproveitar melhor as dimensões de telas widescreen.

Abas com miniaturas

Mas antes de utilizar as abas com miniaturas é necessário habilitar essa característica do Opera. Para isso, siga o passo a passo que você encontra a seguir.

Primeiro passo: preferências

Para que o Opera crie as miniaturas das páginas carregadas é necessário informar ao programa que você deseja essa função. Para isso, acione o botão de ferramentas do navegador e vá ao menu “Configurações”, na opção “Preferências”. Para os viciados no teclado, é possível abrir as preferências com o atalho Ctrl + F12.

Habilitar miniaturas nas guias

Na seção “Guias” da janela de preferências, logo acima do botão “Opções adicionais de guia...” está a caixa de seleção “Habilitar miniaturas nas guias”. Para conseguir as abas visuais do Opera é necessário que esta seleção esteja marcada.

Segundo passo: personalizar

Personalizar > Habilitar miniaturas nas guias

Depois de informar ao Opera que as abas visuais são desejadas, é preciso aplicá-las na interface do browser. Para isso, clique com o botão esquerdo do mouse na área ao lado das abas e na seção “Personalizar” acione a opção “Habilitar miniaturas nas guias”. Com isso as abas já podem carregar as imagens dos sites no momento abertos.

Terceiro passo: aproveite as miniaturas

Para exibir as miniaturas, só falta o espaço necessário para as imagens. Obter área suficiente é fácil, bastando dimensionar a região onde as abas se encontram até que as miniaturas estejam do tamanho que você considere suficiente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.