Economize bateria do seu smartphone com o papel de parede certo

2 min de leitura
Imagem de: Economize bateria do seu smartphone com o papel de parede certo

Os cientistas não param de aprimorar a tecnologia. Se há pouco tempo o LCD parecia ser o melhor tipo de tela para seu gadget, foi rapidamente suplantado por telas de LED, que por sua vez, deu lugar para a tecnologia OLED.

Fonte da imagem: Divulgação/Samsung

Fonte da imagem: Divulgação/Samsung

Dentro desta nova categoria, temos as tela AMOLED e Super AMOLED como grandes destaques atuais. Elas possuem qualidade de imagem aliada à espessura cada vez mais fina e à economia de energia.

Por que são melhores?

Aparelhos com tecnologia AMOLED e Super AMOLED tem um funcionamento muito diferente do resto. O ponto principal para economizar bateria é que este tipo de tela não possui uma luz traseira, ou seja, não fica aceso o tempo inteiro.

Nesse tipo de tecnologia, cada pixel é um emissor de luz. Dessa forma, é possível diminuir sua intensidade e até mesmo se apagar quando a cor que deve exibir é escura.  Por isso, pequenas mudanças em seu aparelho celular podem representar uma economia de bateria significativa.

Ao contrário do que podemos pensar, mesmo em uma cor escura, o pixel da tela do aparelho gasta um pouco de energia. No entanto, existe uma diferença de consumo entre pixels claros e escuros. Quando exibe uma cor clara, o consumo de energia do aparelho é quase seis vezes maior.

Fonte da imagem: Divulgação/Samsung

Fonte da imagem: Divulgação/Samsung

Infelizmente, isso não significa que, ao exibir imagens escuras, este valor vai representar o tanto de bateria que pode ser economizado. Afinal, as atividades do aparelho não se resumem à exibição de imagens na tela. Ou seja, o visor não é o único responsável pelo consumo da bateria.

No entanto, a energia consumida pela tela é uma das grandes vilãs da bateria de celulares, tablets e netbooks. Mas antes de sair modificando a configuração de seu aparelho, é necessário analisar como você o utiliza.

Android

Usuários do sistema operacional Android podem saber através do smartphone o quanto de energia sua tela realmente consome. Na tela principal, pressione o botão menu e acesse as configurações do aparelho.

Clicando em “Gerenciador de Bateria”, o próprio sistema operacional (em suas versões mais atuais) é responsável por informar o quanto de energia cada função e aplicativo consomem, sendo o gasto de bateria da tela o primeiro item exibido.

Android        Android

Mas, se você não tem um Android, analise quais são suas principais atividades no aparelho. Se você gasta bastante tempo lendo no smartphone, acessando aplicativos de texto ou galeria de imagens , pode ter certeza que o consumo de energia da tela é representado por um número alto.

Para estes casos, não só o papel de parede pode ser alterado. É possível modificar as cores do menu, o tema principal e a cor de fundo dos  textos exibidos - com tela escura e letras mais claras.

Papel de parede

Após verificar o consumo de bateria da tela de seu aparelho, aposto que suas preocupações com a cor do papel de parede utilizado vão aumentar. Quanto mais escura a cor, menor o consumo de energia.

A mudança da cor da tela é muito útil, em especial, para usuários de aparelhos que utilizam muitos widgets na homescreen. Não é necessário colocar uma tela completamente preta na tela do aparelho, mas se você não faz questão de nenhuma imagem em especial, a tela totalmente apagada é a opção mais eficaz.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.