Configurando uma conta POP3 no Outlook

  • Visualizações144.372 visualizações
Por Elaine Martins em 8 de Outubro de 2008

Muitos usuários têm a curiosidade de usar o Microsoft Outlook, mas às vezes se assustam com as configurações necessárias para que o serviço funcione corretamente. Foi pensando neste pequeno impasse que o Baixaki preparou este guia, o qual ensinará como e onde procurar as configurações necessárias para receber seus e-mails diretos pelo Outlook.

Mas o que é POP3 afinal?

Usuários que possuem muitas contas de e-mail, ou recebem novas mensagens em curtos intervalos de tempo sabem da paciência necessária para ficar acessando diversos sites a fim de ler todos os e-mails.

Para minimizar este trabalho, existem programas de acesso remoto às contas de e-mail, ou seja, softwares que baixam e salvam as novas mensagens em seu computador. Desta forma, o usuário pode receber e ler mensagem de várias contas ao mesmo tempo.

Existem três tipos de protocolos usados pelo Outlook para a sincronização dos e-mails: POP3, SMTP e IMAP. O primeiro é o responsável pelo recebimento dos e-mails. O segundo (SMTP) é o que permite a sincronização para o envio das mensagens. E finalmente, o IMAP, que mantém uma cópia dos e-mails na caixa de entrada do servidor de e-mail, assegurando que, caso alguma coisa aconteça com o Outlook, você não perca suas mensagens.

Entendendo uma conta POP3

Cada serviço de e-mail possui um endereço POP3 e um SMTP diferente dos demais. Existem ainda alguns serviços que possuem peculiaridades na conexão, e isto reflete em uma configuração um pouco diferenciada. Então como saber qual a configuração correta?

Os endereços POP3 e SMTP seguem um padrão, como mostrado abaixo:

POP3 pop3.DOMINIO.com.br ou pop3.DOMINIO.com
SMTP smtp.DOMINIO.com.br ou smtp.DOMINIO.com

Nem todos os servidores de e-mail têm suporte ao acesso remoto de e-mails, o Hotmail é exemplo. Os serviços que possuem tal suporte normalmente trazem todas as peculiaridades e configurações necessárias explicadas passo-a-passo bem como os respectivos endereços POP3 e SMTP. Tais configurações podem ser acessadas nas opções de conta do e-mail. Alguns serviços, como o Gmail, exigem que uma opção seja marcada avisando que você passará a utilizar o protocolo POP para visualizar suas mensagens.

Aprendendo a configurar uma conta

Ao abrir o Outlook, selecione a opção “Configurações de Conta...” presente no menu “Ferramentas”. Na janela que abrirá, clique na opção “Novo..”, isto fará com que uma nova conta seja criada.

Crie uma nova conta.

O passo seguinte será configurar manualmente a conta de e-mail. Para isto, marque a opção “Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidor adicionais” e clique em “Avançar”. Em seguida selecione a opção “Email da Internet”.

Agora é a parte principal da configuração, no qual os endereços POP3 e SMTP serão necessários. Na tela seguinte serão mostrados os seguintes campos:

  • Nome: preencha com o nome pelo qual sua conta será identificada.

Nome

  • Endereço de e-mail: coloque seu endereço de e-mail, seguido de “@DOMINIO.com” ou “@DOMINIO.com.br”.

Email

  • Tipo de Conta: selecione a opção “POP3”.
  • Servidor de entrada de emails: neste campo, coloque o endereço POP3 do serviço de e-mail para o qual você irá configurar a conta.

Servidor de entrada.

  • Servidor de saída de emails: neste campo, coloque o endereço SMTP do serviço de e-mail para o qual você irá configurar a conta.

Servidor de saída.

  • Nome de Usuário: preencha com o seu nome de usuário no serviço de e-mail para o qual a conta está sendo configurada.

Usuário do site de e-mail.

  • Senha: esta senha é a mesma com a qual você acessa sua caixa de entrada no site do serviço de e-mail.

Caso seja necessária alguma configuração extra, siga os passos descritos no site de serviço do e-mails. Clicando em “Testar configurações de conta...” é possível enviar um e-mail de teste para saber se todas as configurações estão corretas e se o programa está conseguindo conectar-se com o site para baixar suas mensagens.

Para finalizar, clique em “Avançar” e finalmente em “Concluir”. Pronto, agora você pode desfrutar do conforto que é acessar todas as suas contas de e-mail em um mesmo lugar. Além disso, você pode acessar qualquer mensagem que já foi baixada a qualquer hora, mesmo sem ter conexão com a Internet, pois elas ficam salvas em seu computador. Desfrute desta facilidade sem precisar quebrar a cabeça para isto.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!