Como instalar o Office 2007 no Linux

Se você prefere o pacote da Microsoft ao OpenOffice.org, saiba que é possível instalá-lo no Linux sem nenhum problema.
  • Visualizações47.955 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 24 de Novembro de 2010

Micrsoft Office no Linux

Esta dica é muito útil para quem acabou de migrar do Windows para o Linux e já estava acostumado com o visual e as funcionalidades do Microsoft Office 2007. Para o sistema operacional livre você conta com ótimas opções de suítes de aplicativos para escritório como o OpenOffice e a sua versão brasileira, o BrOffice.

Porém, se nenhuma das alternativas lhe agrada, o jeito é voltar a usar o pacote proprietário da Microsoft. O processo de instalação do programa no Linux é muito simples e não é preciso digitar uma única linha de comando, em poucos minutos você já pode começar a usar o Office 2007 na sua distribuição Linux.

Pré-requisitos

O único pré-requisito, além é claro do DVD com uma versão Office 2007, é o complemento PlayOnLinux. Este aplicativo é uma espécie de apoio ao Wine, um simulador que permite a instalação de programas do Windows em outros sistemas operacionais como Linux e Mac. Clique no botão abaixo para fazer o download do PlayOnLinux.

Clique para baixar

Vale lembrar que se você não tem o Wine instalado, o PlayOnLinux faz isto por você. O link para download acima serve para a instalação em distribuições baseadas no Debian (Ubuntu e Kubuntu, por exemplo). Se você utiliza outra distro, clique aqui e faça o download da versão correta.

Faça você mesmo

Execute o PlayOnLinux e clique no botão “Instalar”.  Na nova janela que se abriu você encontra várias categorias em uma aba à esquerda. Selecione a opção “Escritório” e depois “Microsoft Office 2007”. Clique em “Aplicar”.

Microsoft Office 2007 no Linux

Dá-se início então a um instalador passo a passo. Insira o disco de instalação do Office 2007 no computador e clique em “Avançar”.

Clique em

Agora é preciso escolher o disco. Selecione a opção correta ou, caso ela não apareça na lista, clique em “Outro” e defina manualmente o local onde o disco está montado no sistema.

Escolha o disco

Feito isso o sistema começa a carregar os arquivos de instalação e a instalar em si o programa. Confirme qualquer aviso que surgir na tela, o que é muito provável acontecer. Informe a Chave do Produto:

Informe a Chave do Produto

Depois de tudo feito, está pronta a instalação do pacote Microsoft Office 2007 no Linux e você já pode usá-lo normalmente, como se o fizesse no próprio Windows.

Pronto! Use o Office 2007 no Linux

. . . . .

Ao final deste processo serão instalados todos os arquivos necessários para rodar o programa, bem como o Internet Explorer. Você também será questionado sobre a inclusão de atalhos no ambiente de trabalho e pode optar pelo que achar melhor.

Se você não for alertado sobre a inserção de atalhos para o pacote Office é muito provável que algo deu errado. Mas não se preocupe, apenas repita o processo explicado neste tutorial. Não deixe de registrar sua experiência com esta instalação nos comentários abaixo.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!