Sway: novo app da Microsoft facilita criação de apresentações bonitas

3 min de leitura
Imagem de: Sway: novo app da Microsoft facilita criação de apresentações bonitas

É provável que em algum momento da sua vida você já tenha utilizado o Powerpoint ou outra ferramenta similar, seja para uma apresentação escolar ou uma reunião de trabalho. E se todo aquele esforço para criar caixas de texto, anexar fotos e apresentar tudo um slide de cada vez já parecia cansativo demais, imagine fazer isso pensando que o conteúdo terá que ser compatível com vários tamanhos e formatos de dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Microsoft parece ter encontrado uma forma de unir a contundência de um slideshow com a facilidade dos websites em seu novo aplicativo integrante do portfólio do Office, o Sway. A novidade permite que você publique informações em um formato fluido, eficiente e apropriado para a internet, mas sem a necessidade de conhecimentos de código ou de design.

Basta escrever o que quiser e inserir conteúdos adicionais, venham eles de seu próprio aparelho ou de fontes da internet como o Facebook, o OneDrive ou o YouTube. O Sway organiza automaticamente sua apresentação em formatos similares aos de páginas da web capazes de se adaptarem a qualquer tamanho de tela. É possível ainda alterar entre vários layouts para aprimorar sua apresentação e atualizar projetos com o passar do tempo.

Um novo caminho

O novo programa funciona como uma ferramenta autoral capaz de lidar com muito mais do que simples slides. Nele, é possível publicar diários fotográficos regulares, apresentações não lineares e outros tipos de trabalhos que normalmente requereriam um editor web dedicado ou um aplicativo especializado, permitindo criar conteúdos visualmente agradáveis e que reagem ao toque sem grandes esforços.

As apresentações criadas podem ser compartilhadas de muitas formas, podendo até mesmo serem inseridas diretamente em sites. Confira o exemplo a seguir:

“Você pode pensar no Sway como um companheiro do Word, Excel e Powerpoint, mas ele na verdade é uma abordagem completamente diferente e usa uma técnica distinta. Quando as telas de computadores surgiram, elas convenientemente tinham o tamanho de uma folha de papel... Mas, com a chegada de phablets e celulares, isso não funciona mais”, explica o diretor de engenharia do Office, Chris Pratley.

Criar em qualquer lugar

É preciso ressaltar, porém, que o Sway não se trata apenas de uma forma de facilitar a visualização de conteúdos em dispositivos móveis, mas também serve para que as pessoas repensem sua forma de criar informações neles, especialmente nos smartphones. Com o programa, é possível tirar fotos para um projeto com seu celular, acrescentar comentários, escolher quais imagens têm prioridade e deixar que o Sway conclua o serviço, por exemplo.

Aprimorados por designers profissionais, os algoritmos do Sway recolhem essa informação, a analisam e produzem um visual pronto para publicação. Ainda assim, os mais perfeccionistas poderão fazer as modificações e ajustes que desejarem, mas o software já aplica conceitos como espaço negativo, design de grade e posicionamento de imagens para você. E quando o mesmo projeto for aberto em outra tela, o Sway reorganiza tudo apropriadamente.

A novidade da Microsoft é baseada em sua plataforma Azure de nuvem, que grava todos os seus dados para que você possa criar, continuar ou encerrar qualquer projeto tanto em um navegador normal de internet quanto pelos aplicativos do Sway para desktops, smartphones e tablets. Há, ainda, a possibilidade de trabalhar colaborativamente de forma simultânea com vários autores em um projeto só.

Sua resposta importa

Uma prévia do programa já está disponível em um esquema baseado em convites, mas a Microsoft pretende expandir o público e as funcionalidades presentes nessa fase de testes em breve. Os interessados podem se inscrever clicando aqui para esperar que a gigante dos computadores os chame para fazer parte do período de testes e colaborar fornecendo suas opiniões para a empresa.

“Estamos trazendo o produto em um estágio inicial, muito mais cedo que o normal. Isso com o propósito de envolvermos as pessoas desde o princípio e para termos certeza de que elas estão nos dando o tipo de feedback que faria o Sway funcionar da melhor forma para elas”, diz o gerente sênior de marketing de produto David Alexander.

Além da versão web, a primeira plataforma a receber um aplicativo do Sway deve ser o iOS, como Windows Phone e o Android vindo na sequência. A equipe ainda não determinou uma data específica para o lançamento público da novidade, pois isso deve depender bastante das respostas que eles receberem dos testadores da atual versão prévia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.