Oito dicas para aprimorar suas apresentações de slides

No trabalho ou na faculdade, apresentações de slides sempre são necessárias. Pegue aqui algumas dicas sobre como deixá-las ainda melhor!
  • Visualizações108.811 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 4 de Fevereiro de 2010

 

Provavelmente você já precisou criar uma apresentação de slides para expor alguma coisa. Relatórios no trabalho, trabalhos da escola ou da faculdade, dados em palestras, enfim, há uma infinidade de motivos pelos quais isso pode ter acontecido.

Contudo, passar informações via apresentação de slides é algo que acaba sendo mais complicado do que parece, pois existem alguns detalhes que não devem ser deixados de lado na construção de seu trabalho.

Nós do Baixaki preparamos uma série de dicas e sugestões que devem tornar seus slides mais atraentes e informativos. Contudo, antes disso, vamos falar sobre algumas ferramentas que podem ser usadas para a criação de apresentações.

Alternativas mais “estilosas” ao PowerPoint

O PowerPoint é um excelente programa para a criação de slides, porém, é fato que estilo não é muito o seu forte. A versão 2007 do programa traz algumas inovações, contudo, ainda deixa a desejar nesse aspecto. Então, nós selecionamos três serviços online que podem servir de alternativa:

280slides

Uma ferramenta online para a criação de slides, com a possibilidade de exportação de conteúdo em formatos suportados pelo PowerPoint, ou seja, é possível criar apresentações diretamente no navegador e depois visualizá-las também no aplicativo do Office. É fácil notar as diferenças no que diz respeito ao aspecto visual das apresentações.

Acrobat Presentations

Outro aplicativo simples e com bons recursos é o Acrobat Presentations. Aqui você foge da mesmice do PowerPoint, em uma plataforma intuitiva e moderna para a criação de apresentações. Além disso, o aplicativo é gratuito e possui várias possibilidades de personalização.

PreziPrezi Download

Para quem gosta de dinamismo, o Prezi é um prato cheio. Perto dele o PowerPoint parece mais um quadro-negro. Sem exageros, o Prezi permite apresentações de slides mais interativas e dinâmicas, não estáticas como as do aplicativo da Microsoft. Nele você movimenta os slides para diversos lados, como se navegasse em uma apresentação feita em flash. 

Aprimore sua apresentação

Com os dois serviços acima você, com certeza, cria apresentações visualmente bem mais atrativas. Contudo, mesmo que você use o PowerPoint, o Impress (do OpenOffice) ou o Google Docs, pode levar em conta nossas dicas e sugestões para criar algo mais inteligível e interessantes.

Planeje seus slides

Que tal criar um esboço no papel antes de começar a trabalhar no computador? Pegue um bloco e uma caneta, e exponha ali suas ideias. Tente estruturar onde estarão imagens e texto em seus slides, pois isso pode lhe dar novas ideias e ainda evitar desperdício de trabalho.

Troque texto por imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras também em uma apresentação de slides, portanto, sempre que possível, substitua uma frase ou um parágrafo por uma imagem. Porém, tenha bom senso e não exagere na quantidade de figuras em um mesmo slide.

Mais fala e menos texto

A dica crucial para quem quer construir um bom slide é essa: fale mais e escreva menos. Se o texto for indispensável, tente escrever pouco, pois slides enxutos são mais bonitos e tornam a apresentação mais dinâmica. Assim você fala e sua plateia não se distrai lendo muita coisa.

Fontes legíveis são essenciais

Ao escrever algo em um slide, lembre-se de que o texto será lido por pessoas distantes de sua projeção, portanto, torne a usar o bom senso na escolha do tamanho da fonte. Além disso, não invente na hora de selecionar o modelo da fonte, procure selecionar algo simples e legível. Cabe aqui, novamente, falar sobre a quantidade de texto: quanto mais texto, menor a fonte, o que pode prejudicar a leitura.

Simplicidade Simplicidade sempre!

Steve Jobs, chefão da Apple e um dos caras mais influentes no mundo quando o assunto é tecnologia, disse uma vez que “simplicidade é o máximo da sofisticação”. Então, que tal não encher seus slides de conteúdo e buscar um equilíbrio entre cores de fundo, de texto e de imagens?

Ler o conteúdo dos slides? Jamais!

Seu slide está redondinho: claro, objetivo e despoluído. Mas, na hora de apresentação você começa a ler! Esqueça isso! Treine bastante em casa, releia os textos que serviram de base para a criação da apresentação e não leia. Além do fato de que sua plateia sabe ler, falar sem ler slides passa mais segurança e credibilidade.

Postura é essencial

Essa dica também não tem nada a ver com os slides, mas é importante para sua apresentação. Quando estiver palestrando para outras pessoas, tenha postura: nada de colocar as mãos no bolso ou cruzar os braços.

Fale com clareza

Assim como seus slides, sua apresentação também precisa ser clara e objetiva, portanto, evite termos técnicos sempre que possível, procure usar um vocabulário menos rebuscado e, principalmente, conhecer o público que assistirá à sua exposição, pois isso ajuda a definir a melhor postura a ser tomada na frente de todos.

Oito dicas para aprimorar suas apresentações de slides

Apresentações de slides fazem parte da vida de quase todos, portanto, não deixe de observar os detalhes. Essas foram nossas dicas, não deixe de opinar sobre elas e nem de trazer novas sugestões para todos por meio dos comentários.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!