Novidades do Microsoft Office 2010

5 min de leitura
Imagem de: Novidades do Microsoft Office 2010

A gigante dos softwares Microsoft esta promovendo o evento Worldwide Partner Conference – WPC – (em português Conferência Mundial de Parceiros) nos dias 13, 14, 15 e 16 de julho em Nova Orleans, EUA.

Neste evento a empresa de Bill Gates divulga prévias do que vem pela frente na nova versão de seu pacote de aplicativos para escritório, o Microsoft Office 2010, cujo lançamento da versão final deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, neste evento foi anunciado o lançamento de uma plataforma online do Microsoft Office 2010 em que serão disponibilizadas quatro ferramentas: editor de texto, editor de planilhas, editor de apresentação de slides e um programa de notas. Ambas terão a mesma aparência do Office 2010 para desktop e serão acessadas através do sistema Windows Live, que hoje conta com mais de 400 milhões de usuários no mundo todo.

Microsoft x Google

As reações a este evento da Microsoft começaram antes mesmo de seu início, pois na última semana a giganta da internet Google anunciou que começará a expandir seu campo de ação de maneira definitiva com o lançamento do Google Chrome OS, o sistema operacional da Google.

Pouca informação se tem a respeito deste lançamento previsto para o segundo semestre de 2010, mas parece que a dona do maior serviço de buscas do mundo entrará com tudo no mercado de softwares. Clique aqui e saiba um pouco mais sobre o Google Chrome OS. Ao que tudo indica, não foi por acaso a época escolhida para o anúncio de um sistema operacional que pretende concorrer com o Windows.

As duas gigantes em mais um embate!

Esta disputa entre duas das maiores empresas de tecnologia do mundo vem se intensificando nos últimos tempos, inclusive com a Microsoft lançando o Bing, um serviço de busca para substituir o fracassado Windows Live Search e tentar diminuir a força do Google. Quer saber mais sobre o concorrente do Google.com? Clique aqui e acesse o artigo Bing: a resposta da Microsoft ao Google.

O que fica claro é o seguinte: se a Google está disposta a entrar no mundo dos sistemas operacionais a Microsoft também está investindo para entrar de cabeça no mundo dos aplicativos e serviços online. Apesar de todas as dúvidas e mistérios, esperemos torcendo para que com as duas gigantes disputando desta forma, quem ganhe seja o usuário.

Microsoft Office Web

Finalmente a disputa entre a Microsoft e Google começa a render frutos. Um dos principais será o Microsoft Office Web, anunciado hoje pela Microsoft e que pretende ser a grande concorrente do Google Docs. A princípio serão quatro ferramentas: editor de texto (Word), de planilha (Excel), apresentação de slides (PowerPoint) e programa de notas (OneNote), disponíveis gratuitamente e com grande variedade de recursos.

Excel Web

O serviço online seguirá o mesmo padrão visual e de funcionalidade do serviço de desktop, o que facilita sua utilização por usuários acostumados com o novo visual do pacto da Microsoft, que segue uma linha parecida com a do Office 2007. Mesmo antes do seu lançamento já se afirma que o Office Web possuirá mais recursos que seu grande concorrente.

Word Web

Enquanto não ocorre o lançamento da versão final (previsto para o final desse ano), você pode ter uma prévia do que vem por aí acessando as imagens divulgadas pela Microsoft. Clique nas miniaturas para ver a imagem ampliada:

Microsoft Office 2010

Seu lançamento será realizado na primeira metade de 2010, mas uma versão técnica já vazou na internet e pode ser encontrada em sites de compartilhamento. De qualquer modo, não há nada como uma versão final e a do Office 2010 promete, começando pelo método de divulgação. Para anunciar que novidades estão chegando com o Office 2010, a Microsoft lançou um trailer na internet: é o Office 2010: The Movie.

Assista ao trailer Office 2010: The Movie

Outra novidade que já se pode notar com as imagens divulgadas pela Microsoft é em relação ao visual. Se você já curtiu as inovações de funcionalidade e estilo da versão de 2007, se surpreenderá ainda mais com o Office 2010. Novas barra de ferramentas e janelas de configuração com novas opções podem ser notadas nas telas abaixo.

A nova versão do Microsoft Word é marcada por novidades quanto à utilização de imagens nos textos. O programa ganha uma coleção de efeitos de imagens disponibilizadas pelo DaVinci Image Engine. Além disso, assim como os demais programas, o Word ganhará um novo sistema de pré-visualização para colagens, facilitando a vida do usuário na hora de copiar e colar textos e/ou imagens.

O Excel ganha um novo recurso chamado de “Sparklines” (traduzido livremente para linhas acesas) que permitirá a seus usuários inserirem pequenos gráficos em uma única célula de uma planilha. O PowerPoint chega com novas ferramentas para a edição e utilização de vídeos em apresentações de slides, bem como a possibilidade de criar vídeos com estas apresentações, inclusive com suporte a narração. Veja uma prévia destes novos recursos nas imagens abaixo:

Tanto o cliente de email quanto a agenda do Outlook 2010 ganharão um sistema de conversação, algo semelhante ao bate-papo do Gmail (mais uma ferramenta para concorrer com o Google!). Além disso, o novo programa contará com um sistema de ignorar processo, para que você não seja mais incomodado com emails indesejados.

Menos versões que os anteriores

Devido ao lançamento da versão web gratuita, o Office 2010 não contará com o Office Basic, pré-instalado em alguns computadores, Office Small Business e Office Enterprises. Ao todo, serão cinco pacotes diferentes:

• Office Home and Student – Word, Excel, PowerPoint e OneNote
• Office Home and Business – Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook
• Office Professional – Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Access e Publisher
• Office Standard – Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e Publisher
• Office Professional Plus – Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Publisher, Access, InfoPath, Communicator e SharePoint Workspace (mais conhecido como Groove).

Pelo visto as coisas entre Microsoft e Google está esquentando. Ao que parece a versão web do Office 2010 vêm para ficar, mas será que isso significará realmente uma ameaça para o Google Docs? O fato é que com esta concorrência, ambas as empresas devem se agilizar para criar ferramentas mais úteis, funcionais e variadas para seus usuários.

Pelo que se pode notar pelas imagens, tanto a versão online quanto a de desktop mantém a mesma funcionalidade da versão 2007 do Office, com a vantagem de possuírem alguns recursos extras, o que é sempre bom. Esperemos para ver quais os requisitos mínimos e também o preço das novas versões, que não devem ser nada baixos.

E você, usuário, acha que o Office Web representa uma ameaça ao Google Docs? O que achou das imagens do novo Office? Deixe sua opinião!

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Microsoft 365 e baixar na hora na loja oficial da Microsoft? Clique aqui e conheça já a Microsoft Store! 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.