Outlook: use o protocolo IMAP para receber e-mail do GMail no cliente da Microsoft

2 min de leitura
Imagem de: Outlook: use o protocolo IMAP para receber e-mail do GMail no cliente da Microsoft

Ao adicionar uma conta ao Outlook 2007, muitos usuários fazem-no da maneira mais fácil: inserem seu e-mail e senha e deixam o programa fazer o resto. Porém, dessa maneira, caso você não esteja atento e deixe de escolher a opção de configuração de e-mail, não será possível alterar o tipo de conta no servidor de POP3 para IMAP.

Qual a diferença entre POP3 e IMAP?

Usando o POP3 o seu Outlook fará o download de seus emails para o computador sem alterar nada dentro do email, ou seja, quando você acessá-lo através de um navegador, nenhuma mensagem terá sido apagada ou marcada como lida.

Já o IMAP funciona de modo diferente, ele acessa o seu email e tudo o que você fizer com suas mensagens será passado para o servidor do correio eletrônico, ou seja, tudo o que você ler será marcado como lido e tudo aquilo apagado será igualmente apagado no servidor.

A grande desvantagem do IMAP estaria no fato de não ser possível visualizar suas mensagens enquanto desconectado da internet (uma vez que ele não realiza o download integral das mensagens), entretanto, tal problema provavelmente não afetará e maioria dos usuários, já que geralmente quem usa o Outlook possui uma conexão constante à internet.

Adicionando uma conta GMail ao Outlook e pondo-a a usar o protocolo IMAP

Primeiramente, clique no menu “Ferramentas” e selecione a opção “Configurações de Conta...”.

Ferramentas

Em seguida, na aba “Email” clique na opção “Novo...”. Uma vez aberta a janela de adição de contas você terá dois meios diferentes de proceder para concluir a operação.

Contas de email

O primeiro consiste em inserir os dados requeridos na janela, clicar em “Avançar” e esperar o Outlook capturar as informações do servidor de emails inserido, neste caso o GMail.

Procurando

Terminada a verificação, marque a caixa “Configurar servidor manualmente”, clique em “Avançar” e ao lado de “Tipo de Conta” escolha “IMAP” e ao lado de “Servidor de entrada de emails” substitua “pop.gmail.com” por “imap.gmail.com”. Mais detalhes sobre o final do processo após a explicação do segundo método de adição de contas.

No outro método, talvez o menos demorado, você deverá marcar a caixa “Definir manualmente as configurações do servidor ou outros tipos de servidor adicionais” e clicar em “Avançar”.

Na janela seguinte, insira o nome que deseja dar à sua conta e o endereço dela. Na área “Informações do Servidor” insira respectivamente: “IMAP”, “imap.gmail.com” e “smtp.gmail.com”. Por fim, insira seu nome de usuário e senha.

De POP3 para IMAP

Tendo escolhido um dos métodos acima descritos e concluído seus passos, clique no botão “Mais Configurações...” e na aba “Geral” dê um nome à sua conta.

Geral

Na aba “Servidor de saída”, marque a caixa “Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação” e selecione a opção “Usar as mesmas config. do servidor de entrada de emails”.

Servidor de saída

Por último, na aba “Avançado”, digite “993” ao lado de “Servidor de entrada (IMAP)”, escolha a opção “TLS” na segunda caixa de opções disponível (ao lado de “Usar o seguinte tipo de conexão criptografada” e abaixo de “Servidor de saída (SMTP)”), para então inserir o valor “587” ao lado de “Servidor de saída (SMTP)”. Feito isso, clique em “OK” e “Concluir”, no caso da primeira opção, ou “OK”, “Avançar” e “Concluir”, no caso de você ter usado a segunda opção.

Avançado

Enfim, isso era tudo o que você precisava saber sobre configurar uma conta do GMail usando protocolo IMAP em seu Outlook e tinha medo de perguntar! Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre este tutorial, não deixe de comentar e compartilhá-la conosco!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.