Acrescente personalidade aos seus documentos com os modelos do Word 2007

4 min de leitura
Imagem de: Acrescente personalidade aos seus documentos com os modelos do Word 2007

Não é porque o Office é um pacote de escritório que você precisa usá-lo só na sua empresa ou para fazer trabalhos. O Microsoft Word possui uma vasta gama de modelos prontos para que você edite e utilize como quiser. Apesar de terem ficado realmente bons somente na versão 2007 do programa, desde versões mais antigas já havia a opção de utilizar exemplos para criar seus documentos.

Na versão 2007, entretanto, tudo é feito de uma forma fácil, pois não há a necessidade de entrar em nenhum site para isso, já que o próprio Word mostra o catálogo de modelos e baixa o escolhido diretamente do Office Online. Para acessar os exemplos, clique no botão que tem o símbolo do Office e depois na opção “Novo”.

A janela de criação de novo documento conterá todos os modelos disponíveis em cada categoria. São mais de 60 categorias ordenadas alfabeticamente, de adesivos até vale-presentes. Mas lembre-se de que é necessária uma conexão ativa com a internet para que os modelos sejam baixados. Por que comprar papéis de carta, cartões e outros papéis prontos, se você pode criar os seus, com a sua cara, diretamente no Word e imprimi-los? Ou ainda, você pode salvá-los e enviar via internet.

Tela de criação de novo documento

Observação: todas as imagens deste artigo possuem uma versão em alta resolução, para que você possa ver mais detalhadamente o que estamos mostrando. Para acessá-las, basta clicar em cima da imagem desejada e uma nova janela do seu navegador será aberta, mostrando o tamanho grande.

Calendários

Manter o controle da escola dos filhos é um bom exemplo de uma aplicação para os modelos. Na tela de criação de novo documento, clique na categoria “Calendários”, depois no link “Calendários do ano acadêmico” e em seguida em “Calendários acadêmicos de 2009”.

Calendários

Você verá, conforme na imagem acima, uma série de calendários que você pode criar. Clique no desejado e depois no botão “Criar”. O Word abrirá uma janela já contendo o calendário, para que você possa imprimir e afixá-lo na sua geladeira, por exemplo. Se preferir, já digite os compromissos de cada dia do mês e depois imprima para que não seja necessário um preenchimento à mão.

A imagem abaixo é um exemplo da utilização do calendário para controlar as atividades diárias relacionadas à escola e vida acadêmica.

Calendários

Papéis de carta

Não há nada mais comum do que enviar um e-mail ou correspondência usando o velho preto no branco. Você pode incrementar o visual das suas cartas com os modelos de papel de carta contidos no Word 2007. Abra a tela de criação de novo documento e localize a categoria “Papel de Carta”. Depois, clique no link “Papel especial” e escolha dentre os papéis de carta disponíveis.

Papéis de carta

Convites e envelopes

Seu aniversário, comemoração ou evento não podem passar em branco. Para garantir o sucesso da festa, você deve prestar atenção em todos os detalhes, desde o início. Ou seja, até na hora de confeccionar os convites é necessário cativar seus convidados, ou eles preferirão ir a outro lugar. A categoria “Convites” possui uma grande quantidade de opções para que você conquiste os convidados antes mesmo de a festa começar.

Convites e envelopes.

Não se esqueça de criar um texto chamativo, pois só um visual bonito não será suficiente para convencer as pessoas a marcarem presença.

Logicamente, um convite não pode ser enviado “solto”. Ele deve ser apresentado de forma que as pessoas se sintam importante ao recebê-lo. A melhor forma de fazer isso é utilizando envelopes e colocando o nome dos destinatários do lado de fora. Assim, todos sentirão que estão recebendo algo especialmente para cada um, e não uma mala direta exatamente igual a todas as outras.

A categoria de envelopes talvez seja uma das mais interessantes dos modelos do Word, pois ela dispõe de vários tipos de envelopes já com as linhas de corte a as indicações de onde cada parte deve ser dobrada e colada. Isso facilita muito a sua vida, pois você não precisará “descobrir” como montar o envelope. Acesse a tela de criação de novo documento e clique na opção “Envelopes”.

Envelopes

Outros

Clip-artsA quantidade de modelos presentes no Word 2007 é grande, mas você não precisa ficar preso à maneira com que eles foram feitos. É possível adicionar mais texto, mudar as cores, tamanhos e tipos de fonte, excluir imagens e inserir outras. Se quiser, você também pode clicar na guia “Inserir”, da faixa de opções do Word, e depois no botão “Imagem”, “Clip-art” ou “Formas”. Clicando em “Imagem”, você pode adicionar qualquer figura que estiver gravada no seu computador, ou mesmo uma imagem da internet, como uma foto sua publicada no seu blog, por exemplo.

Se preferir utilizar um desenho, clique no botão “Clip-art”, para que seja aberto o painel lateral de pesquisa de figuras. Você pode digitar uma palavra-chave e clicar em “Ir” para que o Word localize automaticamente imagens que correspondam ao que você escreveu. Também é possível navegar nas figuras por categoria, clicando no link “Organizar clipes”, que fica na área inferior da barra lateral. Há ainda uma infinidade de clip-arts disponíveis para download no site oficial do Office. Basta que você clique no link “Clip-arts no Offfice Online”.

Já as “Formas” têm a função de destacar ou apontar um objeto ou texto. Nelas podem ser encontradas estrelas, explosões, raios e muitos outros elementos para enriquecer as criações que já estavam interessantes com os modelos do Word. Sua imaginação é o único limite.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.