Word: Modifique as configurações para ter mais praticidade

4 min de leitura
Imagem de: Word: Modifique as configurações para ter mais praticidade

Com todo este contexto de mudanças no Word, não se pode deixar de citar as mudanças que você mesmo pode fazer no seu editor de texto. Além de descomplicadas, elas dão uma enorme ajuda na hora de formatar, editar ou até mesmo salvar o seu texto. Hoje vamos descobrir quais são as principais delas. Portanto, abra o Word e mãos à obra!

Para começar, clique no emblema do Office no canto superior esquerdo da tela. Com o menu aberto, clique em “Opções do Word”. Uma janela cheia de opções se abrirá. Aqui você pode fazer uma série de mudanças. As principais delas, como alterar a cor da janela, exibir marcadores de parágrafos e criar novos padrões de formatação, estarão listadas aqui.

Alterando as Cores

Primeiro vamos ver como mudar a cor do seu Word 2007. Com a janela de “Opções do Word” aberta, clique em “Mais usados” no lado esquerdo da janela e em seguida escolha entre “Azul”, “Prateado” ou “Preto” no menu suspenso. Se você só queria mudar a cor do programa, clique em OK. Se quiser fazer maiores alterações, prossiga explorando a janela.

Marcações de texto

Agora clique em “Exibir” no lado esquerdo da janela. Nesta opção você encontra vários instrumentos de marcação para o texto, como marcador de parágrafos, espaços, âncoras, tabulação e etc. Ter algumas marcações pode ser muito útil para alguns usuários. Por exemplo, marcar parágrafos dá a idéia de delimitação, início e fim. Assim será mais difícil apagar um parágrafo, mesmo que seja por engano.

Conflito de versões? Nunca mais!

Uma opção que pode ajudar muitos usuários é a “Salvar”, também no lado esquerdo da janela de opções do Word 2007. É ali que o usuário vai poder evitar transtornos com o temido arquivo DOCX que alguns computadores sem o Office 2007 são impossibilitados de ler. Depois de ter selecionado “Salvar”, clique no primeiro menu suspenso e selecione a linha “Documento do Word 97-2003 (*.doc)”. Para confirmar e fechar a janela de opções clique em OK.

Mude o destino do Word

Ainda na opção “Salvar”, você pode mudar o destino padrão para o qual seus documentos vão depois de salvar. O Word tem como padrão a pasta “Meus Documentos”, mas muitas vezes você pode não querer que os seus documentos sejam enviados diretamente para lá. Por isso, é possível personalizar o destino dos seus arquivos. Para alterá-lo clique no botão procurar, assim como está especificado na figura abaixo.

Tenha backups dos seus documentos

Mais uma utilidade do Word referente ao salvamento de arquivos é a possibilidade de fazer backups dos seus documentos. Não confunda este backup com a AutoRecuperação que o programa faz quando o computador trava ou acontece alguma queda de energia. O backup do qual estamos falando é uma cópia de segurança que o Word faz. Para ativá-la, clique na opção “Avançado” e desça pela barra de rolagem até encontrar o subtítulo “Salvar” e marque a opção “Criar sempre um backup”.

Invente moda com seus próprios estilos

Depois que fizer todas as alterações que achar necessário nesta janela, clique em OK para finalizá-las. Além dessas mudanças básicas o Word permite outras que dizem respeito à formatação dos textos. Por exemplo, você pode criar um estilo de formatação e defini-lo como o padrão do seu Word; além de poder criar novos estilos e deixá-los na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

Para definir a sua formatação favorita como padrão, primeiro selecione o seu texto e altere a fonte normalmente como sempre fez. Agora clique com o botão da direita sobre o primeiro quadrado de estilos. No menu, clique em “Atualizar Normal para Corresponder à Seleção”. Em seguida, clique na aba “Exibição”. No final da barra está o botão “Macros”, clique na metade superior do botão.

Com a janela de macros aberta, clique no botão “Biblioteca”. Na janela da biblioteca de macros, selecione a aba “Estilos”. Agora, clique em “Normal” no lado esquerdo e em seguida clique no botão “Copiar”. Um aviso aparecerá, confirme clicando em “Sim”. Pronto! Você acaba de definir a sua formatação favorita como padrão do Word 2007.

Agora vamos criar novos estilos. Selecione qualquer um deles, para efeito de exemplo usaremos o estilo “Título 1” para explicar. Clique com o botão direito sobre o quadrado do estilo que deseja alterar. Com o menu aberto, clique em “Modificar”; uma nova janela se abrirá. Este é o espaço para você alterar o tipo de fonte, tamanho, cor e estilos (negrito, itálico e subilinhado) da maneira que achar melhor. Para que as suas alterações sejam permanentes no Word, repita o processo da biblioteca de macros, selecionando o nome do estilo que você alterou e clicando em “Copiar”.

Aumente o espaço

Por último, vamos alterar o espaçamento entre os parágrafos, que na opinião de alguns usuários ficou muito exagerado. Para deixar o espaço simples como a distância de uma linha e outra, clique na aba “Layout da Página”. Na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, vá até a opção “Espaçamento”. O espaço que é anterior ao início do parágrafo é de 24 pontos – muito grande na opinião de alguns usuários. Para mudar, substitua o primeiro valor (24) por zero e o segundo valor (zero) por 10.

Feito isso, selecione o texto e aplique a mudança. Se quiser torná-la padrão, repita os procedimentos de clicar com o botão direito sobre o estilo “Normal”, ou seja, padrão do Word, e atualizá-lo para a seleção. Em seguida, acesse a biblioteca de macros e repita a operação já feita anteriormente.

Lembre-se de sempre criar um ponto de restauração no seu Windows antes de fazer mudanças que você considere muito profundas ou radicais. Afinal, se você não conseguir desfazê-las sozinho, o Windows pode “voltar no tempo” e continuar como se nada tivesse acontecido.

Fiquem ligados para as próximas dicas! Até logo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.