“Hackeando” o corpo: projeto permite assumir o controle de outra pessoa

1 min de leitura
Imagem de: “Hackeando” o corpo: projeto permite assumir o controle de outra pessoa
Imagem: NewScientist

O Oculus Rift já provou diversas vezes que pode proporcionar experiências incríveis. Com esse dispositivo, já experimentaram a vida com um pouco de lag, no corpo de um pássaro e até fizeram uma (quase) troca de sexo. Agora, a novidade é controlar o corpo de outras pessoas com a ajuda deste gadget.

Pesquisadores da Imperial College London desenvolveram um mecanismo que permite controlar o corpo de alguém e assumir o seu campo de visão completamente. Ouvindo essa explicação, é difícil não se lembrar de filmes sci-fi (ficção científica), como Avatar.

O experimento é muito semelhante ao da troca de sexo, mas a diferença agora é que os movimentos estão sendo detectados (com a ajuda de um Kinect) e transmitidos para o outro através de impulsos elétricos. O Oculus Rift cumpre a tarefa de transmitir a visão da outra pessoa, mas projeto ainda está limitado a apenas movimentar os braços do indivíduo controlado. Os pesquisadores esperam poder aprimorar ainda mais o mecanismo em breve.

Apesar da evidente possibilidade de aplicações na indústria dos games, os criadores da ideia reforçam o uso do projeto para a criação de empatia, por exemplo, ao permitir que pessoas experimentem como é viver no corpo de outras. Ao assistir ao vídeo completo do experimento, não há como deixar de sentir um misto de entusiasmo e medo ao imaginar todas as possibilidades dessa ideia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.