"Dia D" da Segunda Guerra Mundial é recriado no Oculus Rift [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: "Dia D" da Segunda Guerra Mundial é recriado no Oculus Rift [vídeo]

A operação Overlord, codinome para a invasão dos exércitos dos Aliados nas praias da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial, completa 70 anos em 2014. E o aniversário do "Dia D", como ficou conhecida a batalha, não poderia ter passado em branco em uma das tecnologias mais promissoras da atualidade: especialistas recriaram cenários da época utilizando o Oculus Rift, transportando você direto para o front.

O trabalho de transportar o evento para o óculos de realidade virtual foi feito por uma equipe de 30 pessoas da companhia francesa Dassault Systèmes, que usou esquemas originais de veículos e dispositivos utilizados de verdade na Normandia. O vídeo acima é só um trecho do "passeio" e mostra um porto provisório em Arromanches.

A ideia é mais educacional e de preservação histórica do que de entretenimento e o objetivo é proporcionar uma imersão nas balsas de desembarque, nos navios contendo soldados e equipamentos e nos locais em que estavam posicionadas as defesas.

O criador do projeto teve essa ideia quando viajou para a Normandia com a família e não conseguiu explicar toda a dimensão do evento sem o uso de recursos visuais adequados. Você pode conferir mais vídeos e dados no site oficial do projeto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.