Sony anuncia módulo que transforma quaisquer óculos em um “Google Glass”

1 min de leitura
Imagem de: Sony anuncia módulo que transforma quaisquer óculos em um “Google Glass”

Apesar de alguns considerarem que projetos como o Google Glass estejam afundando, novas ideias para óculos inteligentes vivem aparecendo nos noticiários. A Toshiba foi uma das companhias que já entrou nessa briga e recentemente apresentou um protótipo de concorrente para o vestível da Google. A Intel também parece estar ensaiando uma manobra semelhante.

Agora, quem está querendo entrar na brincadeira é uma das empresas mais tradicionais no mundo da tecnologia: a Sony. Através do seu site oficial, em uma página dedicada à anúncios para a imprensa, a companhia apresentou um módulo adaptável que pode transformar vários tipos de óculos em dispositivos inteligentes.

Projeto sem nome

O projeto, ainda sem um nome oficial, adapta-se a construção de vários óculos diferentes, oferecendo funcionalidades dignas de um Google Glass. Uma parte maior do equipamento, acoplada à lateral da cabeça de quem o usa, traz o processador, sensores e receptores de sinal Bluetooth e WiFi.

Sobre a lente dos óculos, é projetado um display OLED de 640x400 pixels que vai servir como uma telinha. Como muitos já devem ter percebido, a grande vantagem desse projeto é a possibilidade de funcionar com uma gama variada de óculos. Basta apenas que ele seja adaptado aos encaixes desse conjunto para começar a oferecer suas funcionalidades.

Aplicações e CES 2015

A Sony imagina uma grande variedade de aplicações para esse dispositivo – de esportes, uso para trabalho e o entretenimento. Para promover esse conjunto, a empresa planeja procurar por “organizações parceiras” oferecendo um kit de desenvolvido de software (SDK) para acompanhar o equipamento.

A companhia também informa que pretende apresentar oficialmente esse produto durante a Consumer Eletronics Show (CES) 2015, evento que vai ocorrer em Las Vegas (Estados Unidos) durante os dias 6 e 9 de janeiro. O modelo conceitual, segundo a Sony, será apresentado com o nome de “SmartEyeglass Attach!”. O que será que podemos esperar desse dispositivo? Será ele o responsável por alavancar o mercado de óculos inteligentes?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.