O que é boot?

Entenda o significado de mais um termo muito usado na computação.
  • Visualizações122.715 visualizações
Por Elaine Martins em 1 de Junho de 2012

Boot é um termo em inglês utilizado para fazer referência ao processo de inicialização de um computador, o qual acontece no momento em que você pressiona o botão “Ligar” da máquina até o total carregamento do sistema operacional instalado. O boot só é considerado completo quando o SO pode ser utilizado por uma pessoa.

O que é boot? (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Como acontece

O boot do sistema tem basicamente duas funções. A primeira delas é o POST, outro termo da informática, que significa Power On Self Test. Trata-se do teste de toda a parte de hardware (placas, memórias, HD, drives etc.) do computador. Você já deve ter notado que logo depois de ligar a máquina, um som característico é emitido (um “bip”). Este aviso sonoro é o POST anunciando que está tudo certo para prosseguir com a inicialização.

A segunda tarefa do boot é carregar os arquivos necessários para o carregamento do sistema operacional. Os itens são colocados na memória RAM e a tela inicial característica de cada sistema é exibida. A partir daí, o SO assume o comando do computador e você pode utilizar o mouse, teclado e outros periféricos para acessar as funcionalidades e aplicativos.

O que é boot? (Fonte da imagem: Reprodução/Thunder Sparks)

E os gerenciadores de inicialização?

Quem possui mais de um sistema operacional instalado no computador certamente já utilizou um gerenciador como o GRUB ou Lilo para escolher qual SO será iniciado. Quando uma aplicação dessas está presente no computador, o boot precisa executar uma terceira tarefa, além das duas citadas anteriormente, que é justamente carregar essa ferramenta de inicialização.

Só depois que você seleciona o sistema operacional a ser iniciado é que o processo de boot começa a carregar os arquivos necessários para a inicialização do SO.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!